As famílias beneficiadas através de reassentamento no Residencial Lamarão participaram do sorteio de endereços das unidades habitacionais nesta quarta-feira, 13. Trata-se das 484 unidades destinadas, principalmente, às famílias que foram realocadas devido à construção da avenida Perimetral Oeste, um projeto que integra o Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em um investimento de R$ 43,7 milhões. Os sorteios estão sendo realizados pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Diretoria de Gestão Social da Habitação, da Secretaria Municipal da Assistência Social. A partir deste processo, as famílias têm acesso ao endereço da sua unidade, como rua, bloco, número, e se a unidade é térrea ou superior.
Para a dona de casa Maria Marques Leão, o momento foi de muita emoção, tendo em vista que sempre morou de aluguel. Ela é uma das moradoras do loteamento Rosa do Sol, e teve que ser realocada, tendo desapropriação da casa para a construção da avenida. “Desde ontem que eu estou emocionada, não dormi direito à noite, só aguardando esse momento. Estou muito feliz e só tenho que dizer gratidão a Deus, porque é muito bom, vivi a vida todinha de aluguel, atualmente eu não tinha casa na invasão, mas eu morava de aluguel no loteamento Rosa do Sol, aí graças a Deus eu fui contemplada, então eu só tenho que agradecer. Durante todo esse tempo eu fui muito bem assistida, não tenho o que falar das meninas todas, todo mundo muito gente boa, de verdade, pessoas maravilhosas”, disse.
Para a merendeira Ana Paula Rocha, todo o atendimento recebido pela Assistência Social, desde a realocação até o momento do sorteio, foi essencial para que tivesse tranquilidade e a certeza de que tudo daria certo. “A gente foi tratado super bem, quando íamos assinar o recibo no escritório, a equipe estava ali acompanhando; quando queríamos tirar dúvidas, eles estavam à disposição. Sempre que a gente chegava, a gente era bem tratado, e receber essa casa é uma glória de Deus. Eu sou evangélica e Deus tinha me feito essa promessa em 2019, que eu iria ganhar uma casa, e ali eu tomei posse, e assim Ele cumpriu. Está sendo muito gratificante, porque quando a gente paga aluguel, a gente não pode fazer nada, e acima de tudo, não é nosso, então é uma felicidade imensa”, afirma.
A dona de casa Marlene Oliveira da Costa, fala que, com a proximidade da entrega das casas, o sentimento é de alegria e muita emoção. “Hoje eu posso dizer que tenho uma casa, com documento e todo estruturado, mas no começo foi bem traumático, a gente ficou com um sentimento de tristeza, mas depois a gente diz, olha, sabe de uma, aqui não é nosso, aqui é dos outros, nós apenas fizemos nossa casa, então agora, já que eles estão nos beneficiando, nós vamos para o que é nosso, sem medo, posso dormir tranquilamente, por minha cabeça no travesseiro tranquila, e graças a Deus, tudo que eles relataram pra gente, eles sempre cumpriram”, conta.
A camareira Maria Aparecida dos Santos, disse que sorteou a unidade conforme tinha desejado, no andar superior. Ela aproveitou para agradecer, em reconhecimento, por todo trabalho desenvolvido durante o Trabalho Técnico Social (TTS). “O sentimento é de conquista, me sinto realizada, eu dei glória a Deus que ganhei a minha casa na numeração que eu queria, no andar de cima, eu fiquei muito feliz. Eu fui para o aluguel social e agora a minha conquista saiu já, e eu estou muito grata pelo trabalho, vou dar um parabéns e uma nota 10 pra toda a equipe da Perimetral, porque desde o início que desalojaram, eles sempre supriram as necessidade dos moradores, deram atenção, foram carinhosos, nunca nenhum de nós deixou de ser instruído a respeito das nossas necessidades, as dúvidas foram tiradas, é uma experiência de realização, foi muito bom, nota 10 pra Prefeitura”, pontua, feliz.
Para a dona de casa Larissa da Silva, o momento é extremamente gratificante. “A gente tem essa oportunidade de voltar para a casinha da gente, durante esses dois anos nós tivemos toda a assistência, tinham as reuniões mensais onde todas as dúvidas eram esclarecidas e o acompanhamento era nota 10 também, sempre estava por dentro de tudo, e o sentimento de finalmente receber minha casa é de muita alegria”, enfatiza.