Com a finalidade de acompanhar o trabalho técnico desenvolvido pela equipe social da avenida Perimetral Oeste, bem como o que vem sendo executado durante o avanço das obras, integrantes da Comissão de Acompanhamento da Obra e Projeto da Avenida Perimetral Oeste (Caop) se reuniram nessa sexta-feira, 10, para o compartilhamento de informações sobre as ações do Programa de Requalificação Urbana, executado pela Prefeitura de Aracaju.
A reunião, que ocorre sempre a cada dois meses, desta vez foi realizada de forma remota e foi um momento também para a apresentação de novos integrantes, que foram eleitos na consulta pública como representantes dos moradores da 4ª etapa.
Durante o encontro, foram ouvidos os principais questionamentos dos representantes da comunidade para dar encaminhamento às demandas apresentadas que envolvem a construção da avenida, com o propósito de minimizar os impactos durante esse período de obras.
Joyce Nayam, assistente social da Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju para execução do trabalhos social da avenida Perimetral Oeste, explica que esse é um momento de fundamental importância para consolidar o diálogo contínuo com os representantes de cada etapa e mantê-los sempre informados.
“A participação da comunidade é muito importante e essas reuniões da comissão são um canal de alinhamento e acompanhamento das famílias, gerando transparência das ações e o fortalecimento do diálogo com as pessoas que representam a comunidade”, explica Joyce.
Também fizeram parte da reunião a diretora de Gestão Social da Habitação da Secretaria Municipal da Assistência Social, Rosária Rabelo, e a técnica de referência em projetos sociais para área da Habitação da Perimetral Oeste, Alexandra Déda.
Perimetral
A obra da avenida Perimetral Oeste foi dividida em quatro etapas, em que estão sendo investidos cerca de R$ 150 milhões, o principal investimento dentro do Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A nova via terá 7,5 quilômetros de extensão, interligando a capital ao município de Nossa Senhora do Socorro, passando pelos bairros Lamarão, Soledade, Santos Dumont, Bugio e Jardim Centenário.
Ao longo de todo o processo de construção, a gestão municipal está realizando um constante diálogo com a população, bem como, ações sociais com as comunidades diretamente ligadas e a conservação do meio ambiente, devido ao compromisso com o cumprimento das contrapartidas exigidas pelo BID para o financiamento da obra.