11.08.2022 – 1

Foto: Diagonal

No segundo e último dia de visita técnica à capital baiana, a comitiva formada por representantes das secretarias municipais da Comunicação e da Assistência Social ampliaram a bagagem de boas práticas ao entender, na teoria e na execução, o desenvolvimento do Programa Morar Melhor, da Prefeitura de Salvador.

A visita técnica teve início na última quarta-feira , 10, com o objetivo de somar conhecimento e melhorar ainda mais o trabalho assistencial e de comunicação que atende às demandas e necessidades da obra da Perimetral Oeste, nova avenida da capital sergipana, que ligará, ao longo de 7,5 km, a cidade de Aracaju ao município vizinho, Nossa Senhora do Socorro.

“Esses dois dias foram muito importantes para conhecermos as experiências de Salvador na área de habitação, em especial habitação da população mais vulnerável. Especialmente nesta quinta-feira, vimos, na prática, que o Programa Morar Melhor, realmente, muda a face não só das famílias mais vulneráveis, mas também a face do território. Isso é algo de extrema importância para qualquer gestão que tenha como foco levar mais qualidade de vida para as pessoas mais pobres da cidade”, observa a diretora de Políticas de Habitação da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, Rosária Rabelo.

Durante a manhã de hoje, 11, uma reunião tratou sobre a parte teórica do Programa e, à tarde, as equipes das prefeituras de Aracaju e Salvador visitaram as localidades beneficiadas pelo Programa, momento em que a população local contou suas experiências.

“Ouvimos depoimentos encantadores de famílias que foram beneficiadas. Com o programa, percebemos, ainda, que há uma mudança no olhar das famílias que residem no território beneficiado, isso aflora em cada uma delas o sentimento de pertencimento. Portanto, levamos para a cidade de Aracaju essa troca de experiências importante que vai agregar e muito na nossa atuação na gestão social de habitação da capital”, reforça Rosária.

O programa

O programa de Melhorias Habitacionais nos Bairros e Ilhas de Salvador, o Morar Melhor, realiza intervenções nas residências precárias com a requalificação das unidades, recuperando os componentes estéticos de forma que possibilite aos moradores um maior conforto. Além disso, melhora as condições sanitárias das habitações contempladas pelo programa, promovendo maior salubridade nas edificações.

O desenvolver dessa dinâmica foi o que levou a equipe técnica de Aracaju à capital baiana, numa troca de práticas e vivências.

“Fiquei muito feliz em receber a comitiva da Prefeitura de Aracaju. O Morar Melhor foi lançado em 2015 e já beneficiou 40 mil moradias em toda a cidade, trazendo uma melhor qualidade de vida aos seus munícipes. O programa tem mudado a realidade de vida e levado um novo sentido para os que são beneficiados. Desta forma, quando há sucesso e o retorno é positivo, é muito bom saber que outras cidades têm interesse em levar esse programa como modelo. Fico muito contente com a cidade de Aracaju e toda a sua equipe e quero parabenizar pelo interesse e empenho que todos tiveram em conhecer essas práticas para levar à capital sergipana e transformar a vida de muitos que precisam”, ressalta a gerente do Programa Morar Melhor da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador, Cristiane Oliveira.

11/08/2022

Compartilhe