01 (1)

Foto: Diagonal Social

Para orientar a população sobre como ser um Microempreendedor Individual (MEI) ou formalizar pequenos negócios, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Trabalho Técnico Social (TTS) da avenida Perimetral Oeste e em parceria com o Sebrae, realizou na noite desta sexta-feira, 17, a 2ª oficina “MEI na prática”. A atividade faz parte do conjunto de iniciativas de fortalecimento do empreendedorismo local, que estão sendo executadas dentro do eixo de Desenvolvimento Socioeconômico do TTS da avenida.

Desta vez, a oficina aconteceu na Emef Manoel Bonfim, no bairro Bugio, e foi conduzida por Maricelia Ofsiany, consultora do Sebrae. Dentre os assuntos abordados, a facilitadora explicou como é feita a formalização de um pequeno negócio e as obrigações e vantagens de ser MEI, citando, por exemplo, a cobertura da Previdência Social para o MEI e sua família, emissão de nota fiscal para venda e prestação de serviços para outras empresas ou para o governo, a dispensa de taxas de alvará e facilidade para conseguir crédito, entre outros benefícios. Além disso, esclareceu como o Sebrae pode auxiliar nesse processo.

“Tivemos um bate-papo bem bacana e muitas perspectivas de pessoas que querem formalizar suas atividades e daquelas que querem abrir o seu próprio negócio. A oficina “MEI na prática” traz esse direcionamento do empreendedorismo para que eles possam enxergar as possibilidades de negócio na avenida Perimetral”, relata.

Segundo o economista da Diagonal – empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju para a execução do Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste -, Júlio Batista, a oficina, que está em sua 2ª edição, difunde conhecimento sobre o microempreendedor individual de forma significativa e importante na região dos bairros envolvidos pelas obras da nova via. “Os participantes interagiram muito, puderam tirar suas dúvidas e saíram bem informados sobre os benefícios de ser um MEI, ficamos muito satisfeitos com o diálogo de hoje”, afirma.

Pedro Silva, que é empreendedor e morador da 1ª etapa da construção da avenida Perimetral, aprovou a atividade. No novo conjunto habitacional, o mecânico receberá um imóvel misto, onde exercerá sua atividade profissional. “Eu achei muito legal. Aprendi muita coisa aqui que, com certeza, vai fazer muita diferença na minha vida e no meu negócio”, conta.

Perimetral Oeste

A avenida Perimetral Oeste terá uma extensão de 7,5 km, largura de 9,5 m e contará com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade. Para construir a via, que é um dos principais projetos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura investe cerca de R$ 150 milhões.

18/05/2024

Compartilhe