acao_educativa_perimetral___foto_michel_de_oliveira_(11)

Foto: Michel de Oliveira

Nesta quinta-feira, 24, durante todo o dia, a equipe do Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste esteve no bairro Lamarão, em mais um encontro com a comunidade. A travessa 19 foi o local escolhido para a ação, que incluiu uma oficina sobre reaproveitamento de materiais, como papéis, jornais e revistas; e a mobilização da comunidade sobre o descarte de resíduos sólidos, jogos educativos e ações de conscientização.

O encontro com a comunidade também possibilitou a continuidade do diálogo sobre o direito a brincar em segurança, com o objetivo de evitar acidentes no canteiro de obras onde estão sendo realizados serviços de infraestrutura para o início da construção o conjunto residencial Lamarão. “Fizemos uma escuta com as crianças e adolescentes, preenchendo um painel colaborativo indicativo dos hábitos instituídos na comunidade envolvendo o brincar, e levando-os a pensar sobre locais alternativos para atividades lúdicas, de modo que o canteiro não seja uma opção”, explicou Ayara Wanderley, técnica social do Escritório de Atendimento à Comunidade da Perimetral Oeste.

Uma das atividades previstas para envolver a comunidade no aproveitamento dos espaços existentes é a realização de uma oficina de “lambe-lambe” – uma espécie de painel artístico de tamanho variado, produzido a partir da técnica de colagem e comumente usado em espaços públicos. Nele, os cartazes contêm todo tipo de arte, incluindo fotografias e frases diversas, com destaque para os temas de encorajamento e positividade. “Hoje fizemos uma espécie de prévia dessa oficina, para apresentar a técnica à comunidade, a fim de que as pessoas vão se familiarizando e entendendo a proposta. Ao final, escolhemos juntos o muro que será utilizado para o nosso lambe-lambe”, completou Ayara.

Também dentro das ações voltadas para a prevenção e acidentes e segurança da comunidade no convívio com a obra, a equipe social fez a distribuição de um material de conscientização produzido pela equipe de comunicação da Perimetral Oeste, em formato de história em quadrinhos, para alcançar o público infanto-juvenil com maior eficácia. A historinha retrata o diálogo entre três pré-adolescentes sobre os riscos e perigos de brincar na região do canteiro de obras.

A moradora Maria do Socorro avaliou positivamente a iniciativa. “Foi uma coisa muito boa e educativa, principalmente para a criançada, que às vezes faz coisa errada, gosta de brincar em lugar que não pode. Então, para evitar um acidente, eles não podem ficar muito longe de casa, têm que ficar mais próximos. Pretendo vir outras vezes para essas atividades. Cada vez mais a gente aprende”, disse.

Durante o dia, houve ainda a distribuição de mudas de pinha, araçá, hortelã, manjericão e babosa, cedidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema). De acordo com a coordenadora ambiental da avenida Perimetral Oeste, Heloísa Thais, a atividade marcou o encerramento de uma série de ações de educação ambiental que foram realizadas junto às comunidades do entorno da grande avenida.

“Elas são fruto de um dos eixos do Trabalho Técnico Social, que contempla a educação ambiental e patrimonial. E não vamos parar por aí. Ainda iremos realizar outras atividades de cunho ambiental com as comunidades o entorno para que, de mãos dadas com os moradores, possamos desenvolver um trabalho com os olhos voltados para o aspecto socioambiental de uma obra dessa magnitude”, afirmou.

 

24/08/2023

Compartilhe