A operação financeira realizada pela Prefeitura de Aracaju junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) rendeu uma série de frutos para a capital. Foi assegurado um pacote de obras que vai transformar a cidade, a exemplo da construção da avenida Perimetral Oeste, a construção do conjunto habitacional do Lamarão e a reforma do Parque da Sementeira.
Em contrapartida ao contrato, a gestão municipal ergue unidades assistenciais que irão garantir acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, como Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), Casa Lar e Centros de Referências em Assistência Social (Cras).
Um deles é o Creas do bairro Jabotiana, que está em construção. O serviço, executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), segue em ritmo acelerado. No momento, são concluídos os rebocos, implantados os telhados e serão iniciados os acabamentos do prédio.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, fala da importância do financiamento e destaca a relevância dos equipamentos assistenciais.
“O contrato com o BID trouxe para Aracaju obras que deixarão um legado de desenvolvimento e modernidade, com um grande impacto para a dinâmica da cidade. Em contrapartida, a Prefeitura vem investindo na construção de equipamentos para amparo de pessoas em situação de vulnerabilidade, que foram vítimas de violência e tiveram seus direitos violados. Essa é a garantia de assistência a mulheres, crianças, idosos ou pessoas com deficiência que precisam do apoio do poder público. Já foram construídos Creas e Casa Lar no 17 de Março, e além do Creas da Jabotiana, também está em andamento a obra do Cras do 17 de Março”, explica.
A Prefeitura investe, para viabilizar a obra, R$ 1.139.674,97, como parte do Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro. O equipamento público contará com salas de atendimento familiar e de atendimento individual, sala multiuso, área de vivência, copa, despensa, almoxarifado, depósito, sala de equipe técnica, paisagismo e estacionamento.
Creas
O Creas presta atendimento às famílias e acompanhamento a indivíduos que tiveram seus direitos violados, como mulheres, crianças, idosos e outros grupos em situação de vulnerabilidade social.
A partir de uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e orientadores sociojurídicos, é feita a escuta qualificada para realizar intervenções socioeconômicas, psicossociais e sociojurídicas. Em Aracaju, os Creas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.