As ações do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da avenida Perimetral Oeste não param de avançar. Na última segunda, dia 17, teve início o curso de Técnicas de Eletricidade Predial, com o objetivo de dar andamento à oferta de capacitações profissionais e impulsionar o crescimento dos bairros da região.
Ofertado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o curso faz parte do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico, implantado pelo Trabalho Técnico Social (TTS) da avenida Perimetral Oeste, por meio do qual estão sendo realizadas ações com foco na qualificação do público para ingresso no mercado de trabalho ou na estruturação do seu próprio negócio, visando o desenvolvimento profissional, empregabilidade, geração de renda e apoio ao empreendedorismo da região.
Por meio dessa qualificação, os alunos vão adquirir conhecimento para realizar instalações em redes monofásicas e bifásicas de instalações elétricas prediais, considerando a legislação, normas, padrões e requisitos técnicos de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente. Segundo Eduardo Cardoso, instrutor do Senai, “o foco principal desse curso é formar profissionais para o mercado de trabalho, com capacidades básicas para desenvolver as técnicas e entregando eletricistas qualificados para a indústria”.
Diogo de Jesus está matriculado no curso e buscando sua qualificação para crescer profissionalmente. “O que eu espero desse curso é me adequar e crescer de acordo com as necessidades da empresa”, explica.
A administradora Maisa Amaral, analista de projetos da Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura para a realização do TTS da Perimetral Oeste, explica que este curso reforça o compromisso da administração municipal em levar desenvolvimento e expansão para a população do entorno da nova avenida. “Ao concluir o curso, essa turma entregará profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho, isso com certeza abrirá portas para muitas oportunidades que farão diferença em suas carreiras”, conclui.
Perimetral Oeste
A avenida Perimetral Oeste terá uma extensão de 7,5 km, largura de 9,5 m e contará com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade. Para construir a via, que é um dos principais projetos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura investe cerca de R$ 150 milhões.