Com apoio de mentorias, pequenos negócios impactados pela construção da avenida encontram novas formas de se reinventar e se preparar para o futuro econômico da região
As obras de construção da Avenida Perimetral Oeste seguem avançando. Na 4ª etapa, alguns empreendedores locais passaram por mudanças em seus negócios e, para mitigar os impactos temporários das obras, o Trabalho Técnico Social, que é desenvolvido com a comunidade do entorno da nova via, vem realizando uma série de iniciativas como cursos de capacitação em parceria com Senac e Senai, apresentação do mapa de oportunidades da região, elaborado pelo Sebrae, oficinas e mentorias individuais, que estão sendo executadas pela economista Bárbara Souza, implementadas como parte do Eixo de Desenvolvimento Socioeconômico da obra. O objetivo é garantir, principalmente, que os empreendedores permaneçam com seus negócios na nova fase e estejam preparados para o desenvolvimento econômico que a nova avenida trará.
Durante as mentorias, Bárbara Souza realiza visitas regulares aos estabelecimentos afetados e oferece orientação personalizada para ajudar na gestão financeira. Além disso, a economista também conduziu uma Oficina sobre Economia Doméstica e um workshop de dois dias, que foi destinado aos empreendedores da Perimetral Oeste, focado justamente em gestão financeira para pequenos negócios, abordando temas como planejamento financeiro, controle de fluxo de caixa e estratégias para manter a saúde financeira dos negócios mesmo em tempos de adversidade.
Segundo a economista Bárbara Souza, as mentorias são individuais e trabalhadas as situações problemas específicos de cada negócio, de acordo com o diagnóstico prévio e situações que vão surgindo. “Nas mentorias individuais partimos do problema identificado e desafios da gestão e vamos orientando para identificação das forças e oportunidades, além das orientações específicas quanto a precificação, controle de fluxo de caixa, necessidade de capital de giro, estratégias de marketing, importância e vantagens da formalização”, afirma.
A respeito dos resultados que esse acompanhamento gera aos negócios da região, a economista explica que isso tem ajudado no desenvolvimento das habilidades de gestão destes empreendedores, bem como abertura para novos “insights” e mentalidade empreendedora. “Eles se sentem mais motivados, refletem e planejam melhor seus negócios, desenvolvem novas ideias, sentem necessidade de aprender mais, realizar cursos, perceber situações que não identificavam antes, realizam melhor o controle e organização financeira do negócio e assim vão desenvolvendo habilidades que ajudam a focar na solução e oportunidades de negócios”, explica.
A SportCar Borracharia, que antes era localizada na área da 4ª etapa da construção, precisou mudar de endereço devido ao andamento das obras da avenida. O que inicialmente poderia parecer um desafio, acabou se revelando uma oportunidade de crescimento. Os proprietários, André dos Santos e Viviane Mecena, entendem que essa mudança faz parte do desenvolvimento da cidade e estão otimistas com o futuro. Agora, em um espaço maior e mais movimentado, a borracharia continua a atender seus clientes de longa data, além de captar novos, graças ao aumento do fluxo na nova localização. “Aqui o movimento é melhor, o fluxo de clientes é maior porque estamos numa parte mais movimentada da avenida. Os clientes antigos nos acompanharam, e a obra vai melhorar ainda mais o trânsito na região”, explica Viviane.
O empreendimento recebe as visitas da Economista para as mentorias e possuem o foco em otimização e crescimento econômico. “Nas mentorias com a Bárbara, ela nos orienta sobre o crescimento da empresa, marketing e oferece suporte na gestão. Ela também nos apresenta cursos e oportunidades que podem ajudar nosso negócio”, relatam os donos, que seguem confiantes no potencial da empresa após a mudança.
Outro exemplo é a Velook Moda Plus Size, de Francielle Costa. Antes das obras na etapa 4, ela mantinha uma loja física que atendia a diversos públicos. Com as intervenções e fatores pessoais, Francielle decidiu se reinventar, focando suas vendas no segmento plus size, principalmente através do ambiente online. A mentoria de Bárbara vem sendo uma ajuda fundamental nesse processo.
“Tem sido um divisor de águas porque eu sempre tive dificuldades na parte financeira. Sou boa no digital e no marketing, mas financeiramente, a Bárbara tem me ajudado muito. Meus preços estavam muito baixos. Após a mentoria, ajustei os valores. Não aumentei tanto porque ainda tenho o objetivo de vender a preços acessíveis, para ajudar o máximo de mulheres que eu puder, as mentorias são muito importantes”, comenta a empreendedora. Francielle planeja também compartilhar seu conhecimento em marketing digital, oferecendo suporte e orientações a outras empreendedoras, contribuindo para o fortalecimento de novos negócios na região.
Fotos: Diagonal Social