AgostoLilas_foto1

Conscientização foi sobre o assédio no transporte público e a violência contra a mulher

Na manhã desta sexta, 30 de agosto, o Terminal Maracaju, localizado no bairro Santos Dumont, foi o local escolhido para a realização de uma ação especial em prol da conscientização sobre o assédio no transporte público e a violência contra a mulher, promovida pelo Trabalho Técnico Social da Avenida Perimetral Oeste.

A atividade, que é alusiva ao Agosto Lilás, campanha dedicada à conscientização para o fim da violência contra a mulher, contou com panfletagem e orientação ao público, destacando a importância de se combater e denunciar comportamentos abusivos, com o objetivo de educar e sensibilizar os usuários do transporte coletivo sobre a seriedade do tema. De acordo com a Lei nº 13.718/2018, a importunação sexual é crime, com penas que variam de 1 a 5 anos de detenção, e qualquer pessoa pode denunciar atos de assédio presenciados.

Os materiais informativos que foram distribuídos ajudarão a população a identificar as situações de importunação sexual, como cantadas indesejadas, contato físico abusivo, entre outros, reforçando a luta contra a violência à mulher, com o intuito de promover um transporte público mais seguro e respeitoso para todos.

Segundo Maria Cláudia Souza, Assistente Social da Diagonal, empresa contratada pela PMA para execução do Trabalho Técnico Social da Avenida Perimetral Oeste, o público também foi incentivado a denunciar qualquer conduta inadequada, assegurando um ambiente seguro para todos. “O assédio no transporte coletivo é uma violação do respeito e da dignidade da pessoa, em especial da mulher, que constantemente enfrenta não somente essa invasão de espaço físico, mas da sua segurança e isso exige ações que gerem uma mudança cultural que priorize o respeito”, relata.

Alexandra Déda, Técnica de Referência de projetos sociais na área de habitação da Avenida Perimetral Oeste, explica que essas iniciativas fazem parte do cronograma de ações que vem sendo executadas com a comunidade do entorno da Avenida Perimetral não somente neste mês, mas de forma continuada, dentro do Programa de Protagonismo Feminino. “Precisamos levar as informações necessárias para as mulheres, pois, sabemos o quanto o assédio vem acontecendo dentro desse ambiente e todas as pessoas que fazem o uso do transporte coletivo precisam saber que o assédio é crime. As mulheres precisam saber quais são os seus direitos e estamos aqui para conscientizar toda a população e incentivar que as denúncias sejam feitas por meio do 180”, explica.

Auxiliadora Moura, que transita com frequência no terminal, compartilhou o que achou da conscientização. “Este é um tema muito importante porque é uma coisa que está acontecendo com frequência, principalmente nos ônibus. Vocês estão de parabéns por essa atenção em falar sobre esse assunto aqui”, relata.

Clique aqui para conferir Galeria de Fotos
Fotos: Diagonal Social

30/08/2024

Compartilhe