Na manhã desta quinta-feira, 21, a equipe do Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste, via que está sendo construída pela Prefeitura de Aracaju, através de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na zona Norte da capital sergipana, visitou a escola Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Deputado Jaime Araújo, no bairro Soledade. O objetivo foi dialogar com crianças e adolescentes sobre a segurança no convívio com a obra e conscientizar sobre os riscos de transitar ou brincar nas áreas onde estão instalados os canteiros de obras dos bairros Lamarão e Soledade.
Ao todo, foram 12 turmas visitadas, nas quais 350 alunos puderam ter acesso às informações passadas pela assistente social e técnica do Escritório de Atendimento à Comunidade da avenida Perimetral Oeste, Patrícia Santos Souza. “Essa visita faz parte de uma atividade de sensibilização que estamos fazendo com os alunos, com o foco na prevenção, para que mantenham os cuidados e a distância do canteiro de obras. Dessa forma, o Trabalho Técnico Social vai contribuindo com as ações de fiscalização que vêm sendo realizadas pela Prefeitura de Aracaju”, afirmou Patrícia.
Talia Batista, de 11 anos, é aluna do 5° ano e, reconhecendo a importância da mensagem, de imediato se prontificou a repassar as orientações recebidas. “Eu achei legal conversar sobre esse assunto, porque às vezes tem gente que passa e não presta atenção e a gente não pode colocar nossas vidas em risco. Já vou falar para a minha mãe, para os meus irmãos, para as pessoas lá na minha rua, os idosos. Foi bom receber essa informação”.
Para a aluna Júlia Santos Lisboa, 10 anos, o alerta também surtiu o efeito desejado. “Eu achei essa conversa hoje aqui na escola interessante porque tem gente que não sabe e pode acabar se machucando enquanto os trabalhadores estão na obra. A gente tem que ter esse cuidado para não ter um acidente”, destacou.
O coordenador administrativo da unidade de ensino, José Conceição, avaliou positivamente a ação. “Foi de grande importância essa visita da equipe social aqui na escola porque muitas crianças moram próximas aos locais da obra, veem aqueles morros de areia e vão querer subir para brincar e sabemos dos perigos do local porque tem caçambas, retroescavadeiras, dentre outras máquinas circulando. Então, foi muito importante a mensagem passada para conscientizar que não pode brincar próximo ao canteiro da obra”, concluiu o educador.
Perimetral
A obra da avenida perimetral Oeste foi dividida em quatro etapas, em que estão sendo investidos cerca de R$ 150 milhões, o principal investimento dentro do Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A nova via terá 7,5 quilômetros de extensão, interligando a capital ao município de Nossa Senhora do Socorro, passando pelos bairros Lamarão, Soledade, Santos Dumont, Bugio e Jardim Centenário.
Ao longo de todo o processo de construção, a gestão municipal está realizando um constante diálogo com a população, bem como, ações sociais com as comunidades diretamente ligadas e a conservação do meio ambiente, devido ao compromisso com o cumprimento das contrapartidas exigidas pelo BID para o financiamento da obra.