Encerrando o Agosto Lilás, nesta quinta-feira (31), a equipe social da av. Perimetral Oeste realiza uma mobilização contra o assédio no transporte coletivo no terminal de integração Maracaju, a partir das 8h. Usuários do transporte coletivo poderão assistir a uma apresentação teatral e receber materiais informativos sobre importunação sexual e violência doméstica, com a participação da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres da Secretaria Municipal da Assistência Social.
A importunação sexual pode ser identificada em situações como cantada indesejada, contato físico abusivo ou violento (pegar no cabelo, puxar o braço, lamber, forçar beijo, etc.), constrangimento causado por olhares; filmagem ou registro fotográfico não consentido; exibição pública de partes íntimas, dentre outras.
Segundo a Lei13.718/2018, importunação sexual é CRIME, com pena de 1 a 5 anos de detenção. Não só a vítima, mas também testemunhas podem denunciar. Por isso, se sofrer ou presenciar algo assim NÃO SE CALE e, se possível, registre provas para auxiliar a Polícia na identificação do agressor. Anotar o número do veículo, data e hora aproximada da ocorrência também ajudam na localização das imagens de câmeras de segurança. Disque 190 para acionar a Polícia Militar imediatamente ou 181 para auxiliar a Polícia Civil nas investigações.