A nova avenida que interligará Aracaju a Nossa Senhora do Socorro está tomando forma. No último dia 14, o prefeito Edvaldo Nogueira autorizou o início da terceira etapa do projeto de construção da avenida Perimetral Oeste, no trecho que liga os bairros Lamarão e Soledade.
Iniciando no limite com o município de Nossa Senhora do Socorro, a avenida faz o traçado pela avenida Paulo Figueiredo Barreto, passa pela primeira rotatória (no bairro Lamarão), seguindo por Pousada Verde, loteamentos Guarujá, Isabel Martins e Santa Catarina, chegando até o Jardim Bahia, na Soledade.
Para a execução dessa obra, serão realizadas as seguintes intervenções: terraplanagem, sistema de drenagem pluvial, meio-fio em concreto, pavimentação asfáltica, pavimentação em calçadas, ciclovias, acessibilidade e paisagismo, com prazo de realização de 365 dias.
Parte do programa de “Requalificação Urbana”, obra da avenida Perimetral Oeste foi viabilizada a partir do convênio da Prefeitura de Aracaju com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em sua totalidade, a via medirá mais de 7,5 km de extensão, dotada de toda infraestrutura necessária para melhorar a mobilidade urbana da capital e o trânsito da localidade.
Moradora da região, Selma Almeida Matos considera que a obra vai melhorar sua vida trazendo mais comodidade.
“Com a construção dessa nova avenida, o fluxo de carros vai diminuir, principalmente no horário de 7h e 17h, quando o fluxo de carros é grande. Até a travessia de pedestre é complicada, então essa nova pista vai melhorar bastante a comodidade da gente. A vida dos moradores vai melhorar bastante com essa construção. Estávamos há um tempão esperando por essa obra e, agora, graças ao nosso prefeito Edvaldo Nogueira, estamos sendo beneficiados”, comemora Selma.
A dona de casa Natália Alexandra afirma que a obra vai influenciar diretamente na sua vida, pois proporcionará mais segurança e assegurará o direito à mobilidade urbana.
“Uma obra desse tamanho vai desafogar completamente o trânsito, evitando muitos acidentes. No horário de pico, levamos mais de uma hora e meia para chegar em casa. A situação estava complicada. A partir de agora, será o começo de uma nova era, aqui em Aracaju, com certeza o trânsito vai ficar muito mais fluído, vai melhorar o deslocamento”, afirma Natália.
Morador do bairro Lamarão há 28 anos, Heleno Gomes dos Santos destaca, sobretudo, os benefícios visuais trazidos pela nova avenida.
“Para quem mora na região, essa será uma mudança muito grande. Além disso, o bairro vai ficar mais divertido, alegre e até mais bonito porque no lugar dessa lama, vamos ter casas. O trânsito também vai melhorar muito, porque atravessar a avenida sempre é muito difícil, principalmente pela manhã”, completa o comerciante Heleno.