Equipe Técnica Social da avenida Perimetral Oeste proporciona momento de aprendizado entre economista e comunidade
Na noite desta quinta, dia 12, aconteceu a Oficina de Economia Doméstica com o tema “Cuidando bem do seu dinheiro: dicas para economizar, gerar renda extra e planejar seu futuro”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão. A atividade foi ministrada pela economista Bárbara Souza, por meio do Trabalho Técnico Social da Perimetral Oeste, e destinada aos beneficiários do bônus-moradia, especialmente às mulheres e mães empreendedoras, com o objetivo de fortalecer a educação financeira e promover o empoderamento econômico.
A atividade ocorreu com bastante interação entre o público e a ministrante e, na ocasião, foram abordados temas cruciais para a organização do orçamento familiar, com dicas valiosas sobre como economizar, administrar e se livrar de dívidas, além de orientações para gerar renda extra aproveitando habilidades pessoais.
A oficina foi um momento para as participantes adquirirem conhecimentos que podem transformar suas vidas, fortalecendo as capacidades de tomada de decisão, oferecendo aos participantes ferramentas para tomar decisões mais conscientes no dia a dia e planejar a realização de seus projetos e sonhos.
A participante Luana de Souza, moradora do bairro, conta que não tinha conhecimento de algumas práticas abordadas e que os ensinamentos foram importantes. “Hoje eu aprendi a importância de guardar dinheiro e a entender melhor o quanto recebemos e o quanto podemos gastar. Antes, eu sempre tentava economizar para ter uma reserva em situações de emergência, mas nunca conseguia. Agora, depois dessa oficina, eu compreendi melhor como tudo isso funciona”, comenta Luana.
A economista Bárbara Souza informa que a capacitação financeira pode ser uma ferramenta poderosa na ajuda à libertação das mulheres de contextos abusivos, incluindo a violência patrimonial. “O principal objetivo da oficina é despertar, especialmente nas mulheres que ainda dependem financeiramente do marido ou de benefícios, a importância da educação financeira. Queremos mostrar como o conhecimento sobre o uso do dinheiro pode gerar independência, promovendo mais autonomia e empoderamento”, pontua a profissional.
Clique aqui para conferir Galeria de Fotos
Fotos: Diagonal Social