Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, localizada no bairro Lamarão, a preservação ambiental e a criatividade ganharam vida na oficina de reciclagem e construção de brinquedos, realizada nesta quarta, 31 de julho. Organizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio do trabalho Técnico Social da Avenida Perimetral Oeste, a atividade teve como objetivo ensinar aos alunos do 2º ano a importância da reciclagem e a arte de criar brinquedos a partir de materiais recicláveis.
Sob a orientação do oficineiro André Marques, as crianças aprenderam a transformar resíduos como papel, plástico, garrafas, caixas de sapato, em brinquedos coloridos e divertidos. A oficina não apenas promoveu a conscientização ambiental, mas também estimulou a criatividade e o trabalho em equipe entre as crianças participantes. “O mais importante é a gente mexer com a sensibilização delas, fazendo com que possam criar um senso crítico mesmo sendo tão pequenos. Que elas possam ver no lixo uma oportunidade de transformar algo que iria poluir em algo novo, usando a reciclagem e criatividade, porque quando estamos sensibilizados acabamos fluindo a imaginação e construímos coisas maravilhosas”, compartilha André.
A iniciativa destacou o papel fundamental da educação ambiental e do estímulo à expressão artística desde cedo, como afirma Márcia Militão, assistente social da Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju para a execução do trabalho social na Avenida Perimetral Oeste. “Ao combinar aprendizado, arte e diversão, a ação de hoje reforça a importância da preservação do meio ambiente e de ter uma infância com em experiências significativas”, afirma.
Segundo a Coordenadora Pedagógica da escola, Juciara Brito, o momento foi de suma importância e aprovado pelos pequenos. “A educação precisa também ter o lúdico, precisamos estimular a criatividade das crianças. Essa questão de trabalhar com a reciclagem é importantíssima, porque agora eles vão aprender que podem construir algo com coisas que as mães delas utilizam e iriam jogar fora. Então, eles vão sair um pouco daquela questão da tela do celular e vão começar a produzir, desenvolvendo outras competências e habilidades”, expõe Juciara.
Perimetral Oeste
A obra da avenida perimetral Oeste foi dividida em quatro etapas, em que estão sendo investidos cerca de R$ 150 milhões, o principal investimento dentro do Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A nova via terá 7,5 quilômetros de extensão, interligando a capital ao município de Nossa Senhora do Socorro, passando pelos bairros Lamarão, Soledade, Santos Dumont, Bugio e Jardim Centenário.
Ao longo de todo o processo de construção, a gestão municipal está realizando um constante diálogo com a população, bem como, ações sociais com as comunidades diretamente ligadas e a conservação do meio ambiente, devido ao compromisso com o cumprimento das contrapartidas exigidas pelo BID para o financiamento da obra.
Clique aqui para conferir Galeria de Fotos
Fotos: Diagonal Social