A Prefeitura de Aracaju, por meio do Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste, promoveu na tarde desta sexta-feira, 7, o “Perimetral em Ação”. A iniciativa aconteceu nas dependências da Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, no bairro Bugio, e teve como objetivo levar diversos serviços importantes para a comunidade da via que está sendo construída pela gestão municipal. O evento foi uma verdadeira feira de serviços em saúde, assistência social, cultura e lazer, com uma programação que proporcionou aos participantes atividades de bem-estar, culturais, esportivas e recreativas, além de muita informação.
Presente no evento, a secretária municipal da Assistência Social, Rosária Rabêlo, destacou que o projeto em torno da avenida Perimetral Oeste, para além de envolver a mobilidade urbana, também, tem como objetivo o desenvolvimento socioeconômico do território. “Nesta tarde estamos trazendo uma rede de serviços através dos quais a comunidade pode estar acessando. Serviços esses que são direitos dos cidadãos, e que muitas vezes, no dia a dia, as pessoas têm dificuldade de acessá-los. É uma oportunidade para que cada um possa vir aqui e resolver, seja um serviço da área de saúde, da área social, do trabalho ou de qualquer outra área”, disse.
Entre os diversos serviços ofertados, o evento proporcionou uma variedade de opções de entretenimento. Apresentações culturais e atividades recreativas animaram o público presente, incluindo também ações específicas para idosos. As crianças não ficaram de fora da programação e tiveram o Espaço Kids. O Perimetral em Ação também deu espaço a uma Feira de Empreendedores Locais, montada para que os moradores da avenida Perimetral pudessem divulgar e comercializar seus produtos.
Durante o evento, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participou oferecendo vacinação, aferição de pressão arterial, testes rápidos, orientação sobre prevenção da Dengue e vacinação antirrábica. Já a Secretaria Municipal da Assistência Social prestou orientações e inscrições no CadÚnico e Bolsa Família, além do Espaço da Mulher com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram). A Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) realizou aula de ritmos, apresentação de capoeira e karatê; a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) realizou cadastros para banco de empregos; o Procon prestou orientações sobre os seus diversos serviços oferecidos aos consumidores; e a Guarda Municipal de Aracaju realizou um teatro de fantoches.
O evento também contou com a participação de instituições parceiras, como o Poder Judiciário do Estado de Sergipe, com o encaminhamento para serviços jurídicos gratuitos; o Sebrae, que fez orientações sobre a emissão de documentos e sobre MEI e Empreendedorismo; a Energisa, que realizou a troca de lâmpadas e fez o cadastro para a Tarifa Social; o INSS, que prestou orientações sobre os serviços e benefícios, além de consultas ao CNIS e requerimento de BPC/LOAS; e a Universidade Tiradentes, com orientação nutricional.
Oportunidade
O público que tirou um tempinho para ir ao Perimetral em Ação, aprovou a ação promovida pela Prefeitura de Aracaju. Cláudia dos Santos é moradora da região da nova avenida e fez um dos cursos de empreendedorismo ofertados por meio do Trabalho Técnico Social. Ela conta que teve a oportunidade de participar da Feira de Empreendedores Locais durante o evento.
“Eu vendo bolo de pote, chocolates, geladinhos gourmet, trufas, entre outros produtos. Achei que essa é uma excelente oportunidade de nós entendermos como é o dia a dia das vendas, além de podermos ampliar o nosso leque de clientes. Para mim, esse evento dá muita visibilidade, porque estou atingindo um público que antes eu não tinha”, afirma.
A dona Iranilde Alves dos Santos, de 74 anos, faz parte do grupo de reisado “Reviver”, e participou da apresentação de dança, mas não perdeu tempo para aproveitar os serviços ofertados. “Aproveitei o momento para vir aferir a minha pressão e medir a glicemia. Acho esse um momento muito bom, porque é uma oportunidade de diversão e também de podermos buscar diversos serviços que precisamos”, conta.
O auxiliar de serviços gerais, Diego Henrique Barroso, de 25 anos, também esteve no evento e aproveitou para checar a saúde. “Vim trabalhar aqui fazendo a limpeza e o apoio, e aproveitei para fazer os testes rápidos, pois é importante cuidar da saúde. Acredito que esta ação aqui, hoje, facilitou bastante para a comunidade, que pode vir e aproveitar tantos serviços que estão sendo oferecidos”, diz.
Quem também aproveitou o momento para realizar alguns serviços importantes, foi a dona de casa Solange da Conceição Lima dos Santos, de 47 anos. “Eu vim fazer meu registro no CadÚnico, para acessar alguns benefícios. Todo mundo que puder tem que vir participar deste evento, porque é uma grande chance para todos. São serviços oferecidos de graça, e que muitas vezes as pessoas não têm tempo de ir no local para resolver o que precisa, porque trabalham. Então agora foi ótimo para todo mundo”, conta.
Clique aqui para conferir Galeria de Fotos
Fotos: Alberto Cézar/PMA