Atividade final reuniu mulheres em tarde de sensibilização no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Santos Dumont, em Aracaju
Na tarde desta terça, 26, aconteceu o encerramento da Campanha de valorização da mulher, na qual foi realizada uma série de atividades focadas na valorização feminina por meio de pautas relevantes para esse grupo, dentro do Programa de Protagonismo Feminino da Avenida Perimetral Oeste. A atividade ocorreu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Santos Dumont e foi conduzida pelas profissionais do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) Edlaine Sena e Elissandra Mariano.
A atividade contou com vários momentos importantes para o debate social em busca do respeito à mulher e da igualdade de gênero. Durante o momento, os participantes estiveram envolvidas em oficina e em uma tocante peça teatral sobre diversos tipos de violência enfrentados pelas mulheres.
Quem compareceu, se satisfez com a discussão, que tornou a tarde ainda mais enriquecedora para essas mulheres. Graziela Silva participou da atividade e levou uma rica lição. “Achei um momento muito importante, onde aprendemos como se defender e denunciar a violência contra a mulher. Também podemos repassar e ajudar, caso a gente veja acontecendo”, afirma. Mas não ficou só nisso, Graziela também pôde compreender mais sobre o papel da mulher na sociedade. “Antigamente as mulheres eram privadas de tudo e hoje podem tudo que quiserem, como trabalhar e ser independentes”, comemora.
A equipe que conduziu a oficina também comemorou o sucesso da atividade e a importância de debates como esse na comunidade. “Hoje destacamos a importância de cada uma das mulheres aqui presentes, para que elas se reconheçam. Muitas vezes as mulheres estão muito fragilizadas e não conseguem ver seu potencial. Então, é um dia de despertar para esse fortalecimento da nossa importância e entender como cada uma pode se somar nessa corrente”, acrescenta Edlaine Sena, coordenadora do Cram.
Márcia Militão, assistente social da Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Aracaju para a realização do Trabalho Técnico Social da Avenida Perimetral Oeste, ressaltou os pontos mais importantes da atividade. “Essa campanha se iniciou no Dia Internacional da Mulher e em outras ocasiões também trouxemos temas relevantes. E agora, encerramos com esse tema, que é bem sensível, fortalecendo a rede de mulheres e protagonismo feminino”, conclui.
Programa de Protagonismo Feminino
Mesmo sendo o encerramento da Campanha, as atividades não acabam por aqui. O Programa de Protagonismo Feminino da Avenida Perimetral Oeste desenvolve um conjunto de ações integradas voltadas para o fortalecimento das mulheres da nova avenida. Na questão social, a partir do programa, a gestão municipal promove uma cultura de respeito e igualdade por meio de atividades de conscientização, abordando temas como igualdade de gênero, direitos das mulheres e prevenção da violência doméstica. Pensando também no desenvolvimento econômico, o Programa de Protagonismo Feminino estimula o empreendedorismo entre as mulheres e a capacitação profissional, por meio da oferta de cursos profissionalizantes e mentorias customizadas para mulheres empreendedoras, apoiando na superação de barreiras que limitam oportunidades no mercado de trabalho e no cenário empresarial.
Perimetral Oeste
A avenida Perimetral Oeste terá uma extensão de 7,5 km, largura de 9,5 m e contará com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade. Para construir a via, que é um dos principais projetos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura investe cerca de R$ 150 milhões.
Clique aqui para conferir Galeria de Fotos
Fotos: Diagonal Social