Perimetral_Senac_4

Foto: Diagonal Social

Ação faz parte do Eixo de Desenvolvimento Socioeconômico do Trabalho Técnico Social

Uma mãe de quatro filhos que iniciou suas responsabilidades maternais cedo e agora está tendo a oportunidade de fazer um Curso de Informática para buscar oportunidade no mercado de trabalho. Essa é a história de Roselaine da Conceição, que tem 35 anos e mora no bairro Santos Dumont, no entorno das obras da Avenida Perimetral Oeste.

Do mesmo modo, outros 14 moradores dos bairros nas proximidades da Avenida Perimetral Oeste iniciaram nesta segunda, 15, um Curso de Informática Básica voltado ao público dessa localidade, fornecido pela Prefeitura de Aracaju, por meio do Trabalho Técnico Social da nova Avenida, em parceria com o Senac. O objetivo é possibilitar inclusão digital e preparar os participantes para o mercado de trabalho por meio da capacitação profissional.

“Me inscrevi para aprender mais, pois não sei mexer muito em computador e hoje em dia, no mercado de trabalho, você tem que ter um curso, principalmente de informática. Tive filhos nova, não tive como trabalhar, agora eles estão crescendo e essa é uma oportunidade muito boa. Sou grata à Prefeitura e à equipe social por isso”, relata Roselaine.

A ação faz parte do Eixo de Desenvolvimento Socioeconômico do Trabalho Técnico Social executado pela Prefeitura de Aracaju com a população afetada direta e indiretamente pelas obras da Avenida, que implementará inciativas com foco no desenvolvimento profissional, com a qualificação do público para ingresso no mercado de trabalho ou na estruturação do seu próprio negócio. As ações visam a geração de renda e empregabilidade e apoio ao empreendedorismo da região, de forma a promover o aumento da renda familiar e a melhoria da qualidade de vida da população, fomentando a economia local.

Antônio Santana, gerente da Unidade do Senac Aracaju, explica que essa é uma parceria importante. “Essa inciativa da Prefeitura e da Diagonal, que procuraram o Senac como parceiro, é importantíssima. Nós, enquanto instituição de formação profissional, sabemos o quanto é importante para os jovens se qualificarem profissionalmente para acessarem o mercado de trabalho e sabemos o crescimento profissional e individual que isso traz. Agradecemos a confiança e é com muita alegria que recebemos esses alunos aqui na nossa casa”, pontua o gerente.

Para apoiar a inclusão socioprodutiva e mitigar o risco de empobrecimento da população que passou pelo reassentamento decorrente da construção da Avenida, a Prefeitura de Aracaju oferece, por meio da equipe contratada para desenvolver o trabalho social, além de mentorias customizadas para negócios, apoio a inserção e reinserção no mercado de trabalho com cursos de aperfeiçoamento profissional”, informa a técnica de referência em projetos sociais para área da Habitação da Perimetral Oeste, Alexandra Déda.

Júlio Batista, economista da Diagonal, empresa contratada pela PMA para a execução do Trabalho Técnico Social da Avenida Perimetral Oeste, explica que além deste, outros cursos e ações em parceria com Senac, Senai e Sebrae estão planejados para acontecer.

“Este é só o início de um planejamento que envolve uma série de cursos de capacitação para a população. Temos a previsão de mais de 15 cursos, em diferentes áreas. Este ano, vamos focar ainda mais no desenvolvimento de ações que visam fortalecer cada vez mais a mão de obra qualificada da população Aracajuana beneficiária da Avenida Perimetral para fomentar a economia da região e também do mercado sergipano”, explica.

Os interessados em conhecer o cronograma de cursos previstos podem entrar em contato por meio do WhatsApp 79 99173-2799, do telefone 79 2140-0759, ou ainda, ir até o escritório social, na Rua Conde D’Eu, 35, bairro Santos Dumont, de segunda a sexta-feira, no período de 9h às 15h30.

Perimetral Oeste

As obras da Prefeitura Municipal de Aracaju na avenida Perimetral Oeste, realizada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), vão entregar à população uma via com mais de 7.5 km de extensão, ligando o Jardim Centenário ao Lamarão. O projeto vai fazer a mobilidade urbana de Aracaju avançar ainda mais com requalificação urbana e infraestrutura para acelerar o desenvolvimento de regiões vulneráveis da cidade. A obra está dividida em quatro etapas e custará em torno de R$ 150 milhões.

 

16/01/2024

Compartilhe