Plantao_social

Foto: Sérgio Silva

Em todo trabalho social, o mais importante é estar perto da comunidade atendida, ouvindo as demandas de cada família e encaminhando soluções viáveis para a melhoria da sua qualidade de vida. Estes são alguns dos maiores objetivos dos Plantões Sociais Itinerantes realizados pela equipe social da avenida Perimetral Oeste, que está sendo construída pela Prefeitura de Aracaju. Atravessando cinco bairros para ligar a capital à Nossa Senhora do Socorro, a nova via busca trazer desenvolvimento, a partir da melhoria da mobilidade e infraestrutura urbana da zona Oeste. Na última semana, as técnicas sociais do projeto estiveram no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Lamarão.

De acordo com Joane Felix, psicóloga e técnica social da Diagonal Social no Projeto da Perimetral Oeste, a escolha pelo Cras teve por objetivo garantir o atendimento, independente da ocorrência e chuvas. “É um momento muito importante, em que podemos acolher a comunidade, nos aproximar cada vez mais das famílias, entendendo suas necessidades e buscando atendê-las no que for possível. Por isto, estamos sempre nos bairros dialogando, tirando dúvidas e aproveitando para facilitar o acesso à assinatura do recibo mensal do bônus-moradia”, pontua Joane.

Desde o início do projeto, em junho de 2022, 17 edições do Plantão Itinerante já levaram atendimento a mais de 200 moradores dos territórios de intervenção do projeto. A equipe social monta um pequeno estande de atendimento na calçada, praça ou nos Cras principalmente dos bairros Lamarão e Soledade – os primeiros com ordens de serviço assinadas para início das obras.

Foram as comunidades dessas localidades que passaram primeiro pelas reuniões de negociação, quando foram passadas as informações sobre a avaliação imobiliária, que define se aquele morador será indenizado ou se receberá uma unidade habitacional escriturada, indo para reassentamento no conjunto residencial Lamarão, que está sendo construído.

Até a entrega desse imóvel, as famílias são inseridas no bônus-moradia, um benefício temporário pago pela Prefeitura, quando a família desocupa um imóvel para dar lugar à avenida. Plantões Itinerantes também já foram realizados no bairro Bugio e durante Rodas de Conversa com a comunidade sobre o câncer de mama, direitos do idoso, empoderamento feminino e segurança na convivência com a obra.

Técnica de referência do Projeto da avenida Perimetral Oeste na diretoria de Habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Alexandra Freire explica que os Plantões Itinerantes levam os serviços que são oferecidos no Escritório de Atendimento para perto dos moradores, em seus territórios. “Foi a forma que encontramos de estarmos mais próximos da comunidade que está sendo atendida, e daquela que é afetada indiretamente com as obras que estão acontecendo. Oferecemos serviços como ‘Falaí, Perimetral’, que disponibiliza vários canais de diálogo, como WhatsApp, o Plantão Social, o perfil do Instagram e, agora, um site, através do qual as pessoas podem tirar dúvidas sobre reassentamento, indenização, obras, cadastro, laudo imobiliário, se vai precisar atualizar ou não, etc”, detalha Alexandra.

Moradora da Soledade, Geisse Jéssica Gomes, confirma que o Plantão Itinerante facilita a vida dos moradores, especialmente das mães da comunidade. “Acho uma maravilha porque a gente tem que levar criança para a escola de manhã, depois trazer, e levar à tarde. Então, para mim, fica muito melhor quando o Plantão vem para perto”, considera Geisse.

Também Mariana Nascimento destaca a comodidade de não precisar fazer um grande deslocamento para assinar o recibo do bônus-moradia ou solicitar algum documento à equipe social. “Quem tem criança tem menos tempo ainda do que quem não tem. Então, para nós, é mil maravilhas a equipe vir mais para próximo porque a gente vem rapidinho e resolve. Não atrapalha tanto o nosso dia, que é uma correria”, complementa Mariana.

O morador Aldemir de Assis Araújo, por sua vez, ressalta a atenção com que a comunidade vem sendo atendida pela equipe social da Perimetral Oeste. “Agradecemos pela atenção. Vejo todo mundo agindo de coração e, por isso, o atendimento não está deixando nada a desejar. Então, eu só quero que dê tudo certo, que venha cada dia mais a crescer, para que todos nós sejamos beneficiados e apoiados”, pontua Aldemir.

 

27/03/2023

Compartilhe