Estão encerradas as pré-inscrições para os cursos que serão oferecidos à população no âmbito do projeto da avenida Perimetral Oeste, compondo o eixo de desenvolvimento econômico do Trabalho Técnico Social que está sendo realizado junto às comunidades do entorno da obra.
Ao todo, 290 pessoas se inscreveram, após um intenso trabalho de campo envolvendo a divulgação das vagas de porta em porta e locais de grande circulação como feiras livres, escolas, Unidades Básicas de Saúde e comércios da região, além da circulação de carro de som.
A avenida Perimetral Oeste é uma obra estruturante que faz parte do Programa de Requalificação Urbana da Prefeitura de Aracaju, e proporcionará desenvolvimento e soluções de mobilidade para os cinco bairros atravessados por esta nova via: Bugio, Soledade, Jardim Centenário, Santos Dumont e Lamarão.
Os moradores desses bairros constituem o público que será priorizado no preenchimento das vagas disponibilizadas para os cursos de cuidador de idosos; gerenciamento de redes sociais; técnicas em vendas; auxiliar de farmácia; design de sobrancelhas; comida de boteco, doces e salgados para vendas e boas práticas no manuseio de alimentos; agente de limpeza predial; educação empreendedora e financeira; e técnicas básicas em montagem de bijuteria.
Segundo Ayara Wanderley, técnica de referência do Escritório de Atendimento à Comunidade da Perimetral Oeste, a estratégia foi utilizada para ampliar o alcance da informação entre os moradores do território.
“Nosso objetivo era que a maior quantidade possível dos moradores dos bairros que integram o eixo de intervenção da avenida Perimetral Oeste tomasse conhecimento da oportunidade que está sendo oferecida, já que os cursos são gratuitos e que se capacitar é essencial para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade, melhorando suas chances no mercado de trabalho”, comentou.
Segundo Maisa Amaral, da equipe de desenvolvimento econômico da Perimetral Oeste, as pré-inscrições foram realizadas para mapear os melhores horários e locais de oferta, a partir das respostas dadas pela população no formulário disponibilizado. De acordo com ela, o resultado superou as expectativas.
“Abrimos as pré-inscrições e, após as ações de mobilização, nos surpreendemos com uma procura maior que o esperado. Felizmente poderemos absorver todos os inscritos. A maior demanda foi pelos cursos de auxiliar de farmácia, design de sobrancelha e agente de limpeza”, disse.
Eliana Valentin é moradora do bairro Soledade e atualmente trabalha com artesanato. Levada pela vontade de aprender mais e abrir novas oportunidades, ela fez sua pré-inscrição nos cursos de cuidadora de idosos e auxiliar de farmácia. “O que me fez me inscrever foi o interesse em novos conhecimentos. Vai ser gratificante podermos renovar os nossos aprendizados e com certeza vai ser muito bom pra mim. Vai abrir outro caminho de trabalho, de emprego. Gostei bastante da proposta e espero logo começar o curso”, afirmou Eliana.
Já Rafaella Guimarães conta que escolheu a opção de design de sobrancelha para aprimorar o trabalho que já vem desenvolvendo. “Já tenho um pouco de conhecimento na área. Pretendo me aperfeiçoar ainda mais e me capacitar com mais conhecimentos, fazer aula prática, me certificar direitinho para passar para as minhas clientes tudo o que eu aprender no curso. Estou com muita expectativa e ansiosa para começar”, destacou a jovem.
A oferta de cursos integra as ações realizadas envolvendo as comunidades das localidades impactadas direta ou indiretamente pela obra de interesse social, como incentivo à capacitação e geração de renda para as famílias, tendo como objetivo maior o seu desenvolvimento econômico. Todas as inscrições estão sendo analisadas e, em breve, serão disponibilizadas as datas de início e locais onde ocorrerão os cursos.