ReuniaoBeneficiarios_3

Diálogo comunitário contou com a participação de representantes das Secretarias da Assistência Social, Saúde e Educação

Nos dias 21 e 22 de agosto, durante as duas edições da reunião mensal de acompanhamento das famílias da avenida Perimetral Oeste que recebem o bônus-moradia, e com moradores da área de execução do projeto nos bairros Lamarão e Soledade, houve ‘Roda de Conversa’ sobre a busca ativa vacinal e escolar. Os encontros tiveram o objetivo não somente de transmitir informações, mas também de trocar ideias e acolher as demandas da população em relação às políticas públicas de saúde, educação e assistência.

A iniciativa foi realizada pelo Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste, em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde, Educação e Assistência Social de Aracaju, além da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e da Secretaria de Estado da Educação, com o objetivo de fortalecer a conscientização sobre a responsabilidade das famílias em manter o esquema de vacinação infantil em dia, bem como garantir a frequência escolar das crianças e adolescentes, inclusive, sendo estas algumas das condicionalidades para que as famílias beneficiárias do Bolsa Família continuem recebendo o benefício, com o propósito de melhorar as condições de desenvolvimento das famílias.

Diretora de Gestão Social da Habitação da Secretaria Municipal da Assistência Social, e representante do Comitê Intersetorial do Programa Bolsa Família, Yolanda Oliveira destacou a relevância desses dois momentos. “A gestão do programa Bolsa Família já é compartilhada entre a Assistência Social, Saúde e Educação, e estamos incluindo também a Fundat. Entendemos que, além das condicionalidades de saúde e educação, é essencial oferecer às famílias oportunidades de cursos que as ajudem a sair da situação de vulnerabilidade social”, destaca a diretora. Ela também enfatizou a importância de repassar informações corretas aos beneficiários sobre seus compromissos com o programa, ressaltando que são direitos fundamentais.

Segundo informações da técnica de referência de projetos sociais na área de habitação da avenida Perimetral Oeste, Alexandra Déda, a proposta dessas abordagens temáticas partiu de uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. “É muito gratificante ter o Trabalho Técnico Social da Avenida Perimetral como pioneiro na abordagem de temáticas da busca ativa escolar e vacinal em suas reuniões de acompanhamento familiar. A proposta partiu de uma recomendação do Tribunal de Contas como estratégia de melhoria dos resultados, por meio de ações intersetoriais para a inserção e permanência do(a) estudante na escola e como apoio na sensibilização da importância da imunização de crianças e gestantes”, informa a profissional.

Durante as reuniões, também foi discutida a campanha “Fora da Escola, Não Pode”, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) da qual o Governo de Sergipe aderiu. Coordenadora operacional Estadual da Busca Ativa Escolar em Sergipe, Ruth Lisboa pontuou que os 75 municípios sergipanos, através de seus prefeitos, também se comprometeram com essa causa e essas reuniões foram espaços importantes para dialogar com a população. “Essa mensagem forte do Fora da Escola, Não Pode´ é levada a todos os cantos, com o objetivo de garantir a matrícula e a permanência de crianças, adolescentes e jovens na escola. É possível garantir que adultos que não tiveram a oportunidade de estudar também voltem aos estudos, pois ainda há tempo de retornar à educação,” revela Ruth Lisboa.

No que diz respeito à conscientização sobre a vacinação infantil e o acompanhamento das gestantes, a coordenadora de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde, Ieda Araújo, explicou que esses momentos com o público foram de extrema importância. “Nestes encontros reforçamos a necessidade das famílias que tenham filhos de 0 a 7 anos comparecerem às unidades de saúde para cumprir o calendário vacinal, monitorar o peso, a altura e o estado nutricional dessas crianças, além de garantir o acompanhamento das gestantes”, comenta a coordenadora.

Coordenadora de Qualificação Profissional da Fundat, Cleonice Santos também esteve presente nas rodas de conversa e falou sobre a importância do trabalho integrado entre as diversas políticas públicas presentes. “Eu saio daqui com a sensação de dever cumprido. Digo isso destacando a importância da união dessas forças: saúde, educação, assistência e política do trabalho. Sabemos que o público que estamos atendendo hoje necessita muito desse contato, desse apoio para se sentir acolhido”, partilha a profissional.

Essa percepção foi compartilhada por Jaqueline Panta, moradora do bairro Soledade e mãe do pequeno Ravi. Segundo ela, a conversa foi produtiva e essencial para a integração das políticas públicas. “Muitas vezes pensamos que as obrigações relacionadas ao Bolsa Família são a única preocupação, mas precisamos enxergar o quadro como um todo. A educação é fundamental em todos os momentos, e devemos oferecer uma base sólida para nossos pequenos, ajudando-os a se tornarem grandes cidadãos, equipados com o conhecimento, algo que ninguém pode nos tirar. A importância da saúde, especialmente no que se refere ao calendário vacinal, não pode ser desconsiderada. Como foi discutido na reunião, ao garantir a vacinação, estamos praticando o amor pelas nossas crianças”, diz a moradora.

Perimetral Oeste

A obra da avenida Perimetral Oeste foi dividida em quatro etapas, em que estão sendo investidos cerca de R$ 150 milhões, o principal investimento dentro do Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A nova via terá 7,5 quilômetros de extensão, interligando a capital ao município de Nossa Senhora do Socorro, passando pelos bairros Lamarão, Soledade, Santos Dumont, Bugio e Jardim Centenário.

Ao longo de todo o processo de construção, a gestão municipal está realizando um constante diálogo com a população, bem como, ações sociais com as comunidades diretamente ligadas e a conservação do meio ambiente, devido ao compromisso com o cumprimento das contrapartidas exigidas pelo BID para o financiamento da obra.

Clique aqui para conferir Galeria de Fotos
Fotos: Diagonal Social

23/08/2024

Compartilhe