Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Aracaju vem trabalhando para garantir cada vez mais qualidade de vida para a população, seja através de equipamentos socioassistenciais, de saúde, programas habitacionais ou mesmo obras de reestruturação de ruas e avenidas da cidade, garantindo a melhoria da mobilidade urbana da capital sergipana. Agora será a vez das avenidas Visconde de Maracaju e Juscelino Kubitschek passarem por uma reestruturação. Para isso, serão investidos R$ 19,5 milhões em recursos próprios da gestão municipal – como contrapartida ao empréstimo de R$ 500 milhões realizado pela Prefeitura junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). A população celebrou os avanços e o trabalho contínuo da gestão.
Realizada por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a obra contempla o recapeamento asfáltico das avenidas, a reforma dos passeios em concreto, a construção de uma ciclovia em toda a extensão das vias, implantação de macrodrenagem, além da recuperação de microdrenagem pluvial. Também serão implantados 15 novos pontos de ônibus e instaladas as sinalizações vertical e horizontal. O trecho que será totalmente recuperado fica entre o cruzamento da avenida Juscelino Kubitschek com a avenida Simeão Sobral, nas imediações da Igreja Espírito Santo, e segue até o ponto da avenida Visconde de Maracaju que alcança a rua São Francisco, no bairro Dom Luciano. Para isso, serão utilizados 9,5 mil toneladas de concreto asfáltico reciclado.
O secretário municipal de Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, esclareceu como as mudanças realizadas nessas avenidas, que totalizam mais de 3 km de extensão, serão fundamentais para transformar a mobilidade urbana nessa área da zona Norte. O secretário explicou como o serviço se integrará à nova avenida da cidade, a Perimetral Oeste.
“Essa avenida entra no contexto que chamamos de eixos de mobilidade da cidade. Já realizamos os serviços no sentido Norte-Sul, que são os mais extensos da capital, com maior fluxo de veículos, mas era importante realizar esses serviços nos corredores que ficam no sentido Leste-Oeste, que são as avenidas Tancredo Neves, Visconde de Maracaju e Maranhão, pois eles permitem a ligação do Centro com bairros da zona Norte e com outros municípios. Essa avenida fará uma importante conexão com a Perimetral Oeste e nela vamos executar também serviços que garantam acessibilidade. Além disso, aqui perto do Terminal da Maracaju, vamos solucionar o problema de alagamento com a ampliação da capacidade da rede de drenagem em três vezes ao que ela comporta hoje, para evitar esse tipo de ocorrência”, detalhou.
Morador da região há 50 anos, o aposentado Maurício Assis Santos, 59 anos, disse que essa obra vai mudar a realidade da população. “A região realmente estava precisando disso. A qualidade de vida da gente vai melhorar, porque enche muito de água quando chove, além disso eu que moro aqui na avenida mesmo vou poder ter mais tranquilidade em casa, porque com asfalto novo os carros passam sem fazer muito barulho. Vamos caminhar com mais segurança. Essa obra vem para melhorar a nossa vida”, declarou.
O aposentado Ginelo Tavares, 72 anos, que também é morador antigo da região, celebrou a realização de mais uma obra na zona Norte, realizada pela atual gestão. “Cada obra que a Prefeitura de Aracaju faz para o bem da sociedade é sempre bem-vinda. A comunidade realmente estava precisando dessa obra, principalmente em épocas de chuva que acaba alagando. Agora, teremos mais tranquilidade. Cada benfeitoria que essa gestão realizou aqui no bairro foi excelente, e essa não será diferente”, afirmou.
Quem não poupou elogios foi a dona de casa Edvania da Silva Santos, 50 anos. “Para mim, só estava faltando isso. Sou moradora dessa região há mais de dez anos e posso dizer que viveremos mais sossegados ao final dessa obra, porque vai resolver a questão dos alagamentos em períodos de chuva. Teremos uma avenida mais bonita, que vai valorizar ainda mais nossa região e as outras estruturas que foram implementadas, como os novos abrigos de ônibus”, disse.