06.01.2023 – 1

Foto: Marcelle Cristinne

“Estamos, finalmente, vendo o nosso bairro crescer”, afirma Antônio Casemiro da Silva, 76 anos, ao se referir ao Lamarão, na zona Oeste, onde a Prefeitura de Aracaju está construindo um novo conjunto habitacional. Casemiro é um dos beneficiários deste projeto e acompanha de perto as obras de infraestrutura, que antecedem as de edificação das unidades habitacionais

“Eu sou um dos primeiros moradores deste bairro, portanto, qualquer trabalho e obra que surja por aqui, pra mim, é a maior alegria. Só tenho a agradecer”, disse Casemiro.

O novo conjunto habitacional está sendo construído em uma área de mais de 20 mil m². Nesta primeira etapa da obra, que é executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização de Aracaju (Emurb), serão realizados serviços de terraplenagem, e implantação de redes de drenagem pluvial, esgotamento sanitário, água potável e energia elétrica, pavimentação de calçada e meios-fios em concreto, pavimentação asfáltica, acessibilidade e paisagismo.

No local serão construídas 643 unidades habitacionais que assistirão pessoas afetadas pela construção da nova avenida Perimetral Oeste, via de 7,5 km de extensão, que ligará a capital sergipana a Nossa Senhora Senhora do Socorro. A obra faz parte do Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro, viabilizado a partir de financiamento contratado pela Prefeitura de Aracaju junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento de R$ 45 milhões.

A aracajuana Simone Espinheira Alves, de 45 anos, conta que já está sendo beneficiada pelo projeto. Atualmente beneficiária de aluguel social disponibilizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, ela pôde optar por entregar a antiga moradia em troca de uma outra, muito mais estruturada, no novo conjunto habitacional.

“Era meu sonho ter uma casa digna. Eu morava dentro de uma área de manguezal e as condições eram bastante precárias, porque a gente vivia à mercê de ratos, baratas e muitas coisas ruins. Por isso agora é motivo de gratidão”, ressalta Simone.

Quem também comemora o início das obras é a jovem Jaqueline Panta da Silva, 30 anos. Ela, que era moradora do loteamento Rosa do Sol, por onde passará a avenida Perimetral Oeste.

“Com esse início de obra do conjunto habitacional é mais uma certeza de que tudo dará certo. Estamos muito tranquilos, esperançosos e felizes. Vamos ter nossas casas próprias, e inclusive até o projeto já nos foi passado. Agora são só as expectativas”, disse.

Para Ivylin Vitória, de 19 anos, a construção tanto da avenida Perimetral como do conjunto habitacional irá, não só valorizar a sua residência, localizada em frente ao à área onde serão edificadas as unidades habitacionais, como também reforçar o comércio que ela mantém na porta de casa.

“Essa é mais uma boa ação que o prefeito Edvaldo nos proporciona. Agradeço muito por isso, porque a gente não tinha moradores aqui em frente, era tudo só mato, e como temos comércio, vai nos ajudar pelo fato de que vai ter mais consumidores. Isso vai nos ajudar bastante do ponto de vista comercial”, salienta a jovem.

06/01/2023

Compartilhe