O prefeito Edvaldo Nogueira recepcionou, nesta terça-feira, 23, na sede da Prefeitura de Aracaju, integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Eles estão na cidade para uma avaliação do andamento dos projetos executados no município com recursos do financiamento firmado pela gestão municipal com a organização financeira internacional. Em Aracaju, os projetos somam mais de R$ 300 milhões e incluem obras grandiosas, como a construção da avenida Perimetral Oeste e a completa reforma do Parque da Sementeira.
“Este é o segundo financiamento que firmamos com o BID e o projeto está andando muito bem. No primeiro, tivemos grandes avanços, e, agora, temos um conjunto substancial de projetos que está transformando a cidade para o futuro. A principal obra é a Perimetral Oeste, uma avenida que, além de interligar a nossa cidade ao município de Nossa Senhora do Socorro, com grande impacto na mobilidade urbana, contará com um componente importante de desenvolvimento econômico. É o que acreditamos que ocorrerá na região onde a avenida está sendo erguida”, destacou o prefeito.
Durante a reunião, Edvaldo também apresentou à equipe do banco detalhes de outras intervenções já em execução, a exemplo da construção de praças, equipamentos socioassistenciais e do desenvolvimento do programa ambiental. “Estes projetos também estão caminhando muito bem. Do total de praças mesmo, mais de 10, quase todas estão concluídas e entregues, faltando, apenas, uma, que está em fase de licitação”, pontuou. Ele afirmou ainda que o seu objetivo é entregar todas as obras que estão sendo executadas com os recursos do BID. “Queremos cumprir integralmente este contrato com o banco e entregar todos os benefícios para a população. Este tem sido nosso esforço”, garantiu.
Chefe do projeto e especialista em Desenvolvimento Urbano e Habitação, Diego Arcia avaliou o alinhamento entre a Prefeitura de Aracaju e o Banco Interamericano de Desenvolvimento como muito positivo. Ele considerou a participação ativa do prefeito – que lidera o programa – como muito importante para dar ritmo às ações e reiterou que a percepção interna do banco sobre os projetos da capital é muito boa, uma vez que o município não apenas planeja as ações, mas também as executa. Os integrantes da comitiva acrescentaram também que a visita tem como foco, além de conferir, in loco, o andamento das obras, entender as ações tomadas pela prefeitura e alinhar os projetos.
O programa firmado pela Prefeitura de Aracaju com o BID já entregou diversas obras em Aracaju, como oito praças no bairro 17 de Março, dois ecopontos, e o novo cercamento do Parque da Sementeira. Estão em andamento a obra da avenida Perimetral Oeste e a infraestrutura de um conjunto habitacional no Lamarão. Também foram pagos com recursos do financiamento as indenizações de desapropriações realizadas na área por onde a avenida passará. Uma praça, no bairro Jabotiana, encontra-se em fase de licitação, bem como a reforma interna do Parque da Sementeira. Duas praças no bairro Santa Maria, erguidas também com recursos do BID, estão concluídas e serão entregues à população nos próximos dias.
Acompanharam a reunião desta terça-feira os secretários Sérgio Ferrari (Obras e Urbanização), Augusto Fábio de Oliveira (Planejamento, Orçamento e Gestão), Allan Lemos (Meio Ambiente), Evandro Galdino (Governo), Hallison Santos (Gabinete) e o procurador-geral do município, Sidney Amaral, além dos analistas e consultores do BID Bruno Camarano, Roberto Sallum, Luciana Vanzan e Marcílio Neves, e da equipe técnica da administração municipal responsável pelo programa.