Perimetral_1

A Prefeitura de Aracaju, com a realização de obras voltadas para a infraestrutura da cidade, executadas através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), investe, desde o início da gestão, na qualidade de vida da capital. Resultado disso é a classificação de Aracaju como a cidade da qualidade de vida, no recente levantamento do Índice de Progresso Social (IPS); Um dos importantes investimentos da gestão é a construção da avenida Perimetral Oeste, uma nova via de 7km, dividida em três etapas entre os bairros Lamarão, Soledade e Bugio.

Por compreender que se trata de uma obra de grande porte, podendo apresentar transtornos para moradores locais, a Prefeitura busca trabalhar no âmbito social para escutar e atender às necessidades da população no período da construção. Desse modo, a gestão municipal implementou o ‘Falaaí Perimetral’, serviço prestado pela Secretaria Municipal de Assistência Social que visa estar perto da comunidade e realizar ações que contemplem a população local.

Por meio desse canal, os moradores da rua A, no loteamento Rosa do Sol, no bairro Soledade, localizado na primeira etapa da Perimetral, solicitaram a colocação de asfalto na via, que estava com acesso dificultado em razão da obra. A técnica de referência de projetos sociais na área de habitação da avenida Perimetral Oeste, Alexandra Déda, ressalta que esse é um projeto essencial para que as demandas das comunidades, nesses casos, sejam atendidas.

Ela também explica que o ‘Falaí Perimetral’ é um canal de comunicação entre a equipe social e a comunidade, e é através dele que a população pode tirar suas dúvidas, apresentar insatisfações e dar sugestões. Dessa forma, a Prefeitura, além de levar infraestrutura de qualidade para todas as zonas da capital, coloca a população em primeiro plano durante todo o processo.

“Por meio do ‘Falaaí Perimetral’ monitoramos o grau de insatisfação e satisfação com a execução das obras, e quais medidas mitigadoras de impactos podem ser feitas e particularmente com o processo de reassentamento. Então, é dessa forma que a Prefeitura consegue executar uma obra que vai trazer inúmeros benefícios para a cidade e para os moradores locais, e ainda faz isso escutando e entendendo as necessidades da comunidade no período da obra”, informou Alexandra.

Comunidade atendida

Foi através desse canal de comunicação entre Prefeitura e população que a moradora da rua A, no loteamento Rosa do Sol, no bairro Soledade, Acácia Freire, solicitou solução para a situação de sua rua. Após ouvir a cidadã, os assistentes sociais foram ao local e registraram o que era necessário para que a passagem da rua fosse melhorada.

“A gente entende que toda obra causa algum transtorno, mas a Prefeitura deu um suporte para o povo, o Plantão Social me respondeu no outro dia e agora a obra já começou aqui na rua. Agora vamos voltar a normalidade, é muito bom ter esse retorno, saber que podemos contar com o município nessas horas”, relatou Acácia.

Com esse pedido, Emurb iniciou a execução de pavimentação da rua e os moradores comemoraram o pedido atendido pela Prefeitura e celebraram a construção da via que trará melhorias para a mobilidade do bairro e da cidade. Esse trabalho só foi possível porque a gestão municipal priorizou as demandas sociais com o ‘Falaaí Perimetral’.

Tássio Pereira, de 26 anos, também se sente contemplado pelo feito da gestão municipal. Ele é auxiliar de carga e descarga e mora há 15 anos na região. Para o aracajuano, a obra da Perimetral Oeste trará grandes benefícios à população e compreende que uma construção desse porte traz alguns transtornos, mas, fica contente que a Prefeitura busca escutar a comunidade e agir do modo menos invasivo possível para não comprometer o dia a dia dos moradores.

“Essa obra vai trazer mais acesso e mobilidade para a gente, a cidade está com muito movimento e crescendo cada vez mais, então o fluxo vai ficar melhor. Eu acredito que essa construção [A Perimetral Oeste] é algo bom para a gente. Eu me sinto alegre em ver a Prefeitura tomando a iniciativa de não só chegar e fazer uma obra, mas também olhar para nós que moramos aqui e convivemos também com essas mudanças, passa mais tranquilidade”, comentou Tássio.

Alísio Santos, de 57 anos, também partilha do sentimento dos vizinhos. Para ele, a Perimetral Oeste irá valorizar a localidade, além de trazer mais conforto e mobilidade urbana para a comunidade. O morador, que recentemente sofria com as dificuldades de locomoção na rua, hoje comemora a iniciativa de implementação do asfalto no local. “A gente entende que toda obra pode haver transtornos, é normal, para sair de moto estava complicado, mas agora vai ficar ótimo”, disse.

Etapa I

A etapa I da obra Perimetral Oeste compreende as construções da ponte sobre o Riacho do Cabral, que interligará os bairros Bugio e Soledade, e do trecho da rotatória de acesso e interseções da avenida Juscelino Kubitschek no loteamento Rosa do Sol (Soledade), estendendo até a avenida Euclides Figueiredo.

Fotos: Alberto Cézar/Secom
09/09/2024

Compartilhe