O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, nesta terça-feira, 19, em seu gabinete, dois futuros moradores do Residencial Lamarão. Marcus Vinicius Trindade e Iverson Marques estiveram com o gestor da capital para agradecer pelas casas que receberão no novo conjunto habitacional que a Prefeitura de Aracaju ergueu na zona Oeste da cidade. Os dois aracajuanos integram o grupo de 20 pessoas, em situação de rua, acolhido pela Casa de Passagem Freitas Brandão, que será contemplado com residências na localidade, ressignificando suas histórias de vida. Esta é a primeira vez que a administração do município beneficiará pessoas em situação de rua com unidades habitacionais.
“Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. Acabei de receber, em meu gabinete, Marcus e Iverson, que foram contemplados com unidades habitacionais no conjunto que estamos erguendo no Lamarão. Os dois viviam em situação de rua e, através do trabalho da Prefeitura, aliado aos esforços deles, conseguiram essa grande vitória, que é sair das condições em que se encontravam para novas realidades. A partir de ações como esta que vemos a importância do papel da Assistência Social no município. Portanto, é um momento de muita emoção para mim e para toda a nossa equipe da Assistência, que está de parabéns pelo trabalho desempenhado”, destacou o prefeito Edvaldo.
Um dos contemplados, Marcus Vinicius Trindade agradeceu ao prefeito pela conquista da casa própria. Ao entregar flores para o gestor da capital, Marcus ressaltou a importância das políticas públicas de assistência social da Prefeitura de Aracaju para a transformação de vidas, como a dele. “Gostaria de agradecer em nome de todo mundo do Freitas Brandão, pelos benefícios que a gente recebeu e toda a ajuda que tivemos, pela moradia que estamos sendo contemplados, porque agora se inicia uma nova etapa da nossa vida. Isso tudo, eu reconheço, é graças ao prefeito, à secretária da Assistência Social, ao pessoal do Freitas Brandão e a todos aqueles que me ajudaram a iniciar um novo ciclo de vida. Às vezes, a gente perde a esperança, mas tem pessoas que Deus coloca na terra, como essas que estiveram comigo, que nos dá essa força e nos ajuda a seguir em frente novamente, em caminhos que nos levarão a novos rumos”, relatou.
Política efetiva
A secretária municipal da Assistência Social, Rosária Rabelo, que acompanhou o encontro, explicou como se deu o processo de acolhimento do grupo de pessoas, culminando “no ponto de virada fundamental de suas vidas”. “A Assistência Social acompanha há muito tempo essas pessoas em situação de rua. Temos na cidade o Centro POP, que funciona diariamente, e é a porta de entrada para os cuidados com essa população, e temos a Casa de Passagem Freitas Brandão, que acolhe aqueles que aceitam ficar abrigados para que possamos iniciar o trabalho de reinserção na sociedade. Fizemos a reserva de 20 unidades habitacionais no Lamarão para que pudéssemos acolher pessoas em situação de rua e que já estão preparadas para fazer essa transição, convivendo novamente em comunidade. Na semana passada, houve o sorteio dessas casas e, agora, vivemos esse momento de grande alegria, que mostra, na prática, como funciona a proteção social. Estamos trazendo dignidade para seres humanos”, salientou.
Coordenadora da Casa de Passagem Municipal Freitas Brandão, Kelly Silveira Teles detalhou como se dá o processo de reinserção social realizado pelo equipamento público. “O Freitas Brandão é um equipamento de alta complexidade, onde recebemos pessoas em situação de rua, com extrema vulnerabilidade social. Essas pessoas têm baixa autoestima, dificuldades de se identificar no mundo e temos todos os cuidados com a saúde dessas pessoas, a partir de uma série de acompanhamentos, que incluem a emissão de documentos e inserção em programas de auxílio socioassistenciais. Agora, pela primeira vez, também estamos garantindo a casa própria para esses aracajuanos que terão suas vidas ressignificadas”, explicou.
Novo conjunto
A construção de 484 casas do novo conjunto habitacional do bairro Lamarão faz parte do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju “Construindo para o Futuro”, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra está integrada ao projeto de construção da avenida Perimetral Oeste, a nova ligação viária entre a capital sergipana e o município de Nossa Senhora do Socorro. Estão sendo investidos R$ 43,7 milhões no projeto.
As unidades habitacionais do novo conjunto serão destinadas às famílias que foram desapropriadas para a abertura da nova avenida da região, que vai do Lamarão ao Jardim Centenário, e para beneficiários do auxílio-moradia. Além disso, serão destinadas 20 unidades para pessoas em situação de rua.