Apresentação de Aracaju, que é referência nacional em Trabalhos Técnicos Sociais, acontece nesta terça(3)
Até a próxima quinta, dia 5 de setembro, acontece em Manaus (AM) um intercâmbio entre profissionais da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado do Amazonas. A troca de experiências envolve os Trabalhos Técnicos Sociais desenvolvidos junto às famílias do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+) e dos TTS Perimetral Oeste e Residencial Mangabeiras, como parte do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju Construindo para o Futuro. Também participam do intercâmbio profissionais da empresa Diagonal Social, contratada pela Prefeitura de Aracaju para execução do TTS realizado na Perimetral Oeste.
No intercâmbio, representando a Prefeitura de Aracaju, a assistente social Alexandra Déda, Técnica de Referência de projetos sociais na área de habitação da avenida Perimetral Oeste; Geisa Laurentino Lima, Técnica de Referência de projetos sociais na área de habitação / Residencial Mangabeiras; e Waneska Cipriano, assessora para Projetos Especiais da Secretaria de Comunicação Social, a exemplo dos TTS Perimetral Oeste e Mangabeiras. Da Unidade Gestora de Projetos Especiais de Manaus (UGPE) participam: Viviane Dutra, subcoordenadora social; Célia Colares, técnica do social; Marcos Vinícius Andrade, engenheiro ambiental e sanitarista; e Tiago Corrêa, assessor de Comunicação do Prosamin. Da empresa Diagonal Social: Daniela Mariz (coordenadora social), Maria Claudia Souza (assistente social), Márcia Militão (assistente social) e Mateus Souto (designer).
Na agenda do Intercâmbio, nesta segunda(2), houve Roda de Conversa sobre a experiência do Trabalho Técnico Social desenvolvido com as famílias do Prosamin e do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju e visitas às obras do Prosamin. O secretário de Estado de Projetos Especiais Governo do Amazonas, Marcellus Campêlo, deu as boas vindas aos representantes dos Trabalhos Técnicos Sociais da Prefeitura de Aracaju. “Todos nós, na UGPE, trabalhamos para que a área social dê certo, porque se ela der certo, o Programa será exitoso. Sejam bem-vindos ao Amazonas. Vamos trocar experiências que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comenta o secretário.
A Técnica de Referência de projetos sociais na área de habitação da avenida Perimetral Oeste, Alexandra Déda, destacou a importância dessa troca de experiências. “Lidar com pessoas, com vidas, é uma experiência única. Essa troca que fazemos aqui em Manaus é muito rica. Hoje somos referência no que diz respeito a Trabalhos Técnicos Sociais, o que aumenta nossa responsabilidade em partilhar conhecimentos”, informa Alexandra Déda.
Já Viviane Dutra, subcoordenadora social do Prosamin, pontuou a importância do trabalho multidisciplar. “Hoje temos aqui as áreas de Comunicação, Engenharia, Ambiental, Social, entre outras. Estamos com o objetivo comum de buscar atender melhor às pessoas. Esse trabalho contribui efetivamente para a solução de parte dos problemas ambientais, urbanísticos e sociais que afetam os habitantes do entorno dos igarapés”, destaca Dutra.
Fotos: Waneska Cipriano (Secom/PMA)