Novos_Cursos_3

Capacitações visam o desenvolvimento socioeconômico da região

A Prefeitura de Aracaju iniciou dois novos cursos profissionalizantes para os moradores da região da avenida Perimetral Oeste. No dia 15 de julho, teve início a turma de Técnicas de Polimento Automotivo, e no dia 16, foi a vez da turma de Manutenção Preventiva de Motocicletas. Ambos os cursos fazem parte do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da avenida Perimetral Oeste, executado pelo trabalho social desempenhado na região. As aulas  estão sendo ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e visam capacitar os moradores da nova via para o mercado de trabalho.

Os cursos possuem uma carga horária de 40 horas e apresentarão conteúdos tanto teóricos quanto práticos. Segundo o professor do curso de Manutenção Preventiva de Motocicletas, Anderson Alves, as aulas serão focadas em aprendizados básicos, como ajuste de corrente, calibragem de pneus, regulagem de embreagem e verificação de freios.

“Os alunos deste curso vão adquirir conhecimentos que irão abrir caminho para decidirem se querem ser mecânicos, ou apenas para adquirir conhecimento próprio, porque caso venha a surgir uma dificuldade do dia a dia, conseguirão resolver esse problema”, comenta Anderson.

Já o curso de Técnicas de Polimento Automotivo é focado no desenvolvimento de competências para executar polimentos automotivos, técnicos, comerciais e de repintura. De acordo com a Coordenadora Social do Trabalho Técnico Social da comunidade da Avenida Perimetral Oeste, Daniela Mariz, o início de cada novo curso gera oportunidade para a transformação de muitas histórias de vida. “Que alegria ver o interesse de todos esses alunos em progredir em suas carreiras profissionais através do conhecimento. Isso contribui para o desenvolvimento do território por meio de mão de obra qualificada e gera benefícios para toda a comunidade”, explica.

É o caso de Lizania de Jesus Santos, residente do bairro Lamarão, que já está em seu segundo curso e, desta vez, veio acompanhada do seu filho. “É para o meu futuro. Pretendo comprar uma moto e quero ter conhecimento do equipamento que estou utilizando. Futuramente, caso meu filho queira abrir uma empresa, ele terá a mãe dele, que também está aprendendo, adquirindo um currículo que poderá passar confiança para o público”, compartilha Lizania.

Clique aqui para conferir Galeria de Fotos
Fotos: Diagonal Social

 

16/07/2024

Compartilhe