recapeamento_asfaltico

Foto: Sérgio Silva/Secom/PMA

A busca por melhorias na mobilidade urbana e qualidade da malha viária da capital é uma das marcas prioritárias da Prefeitura de Aracaju, que executa um cronograma diário de pavimentação e serviços de tapa-buracos. Neste sentido, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) deu início ao recapeamento asfáltico da avenida Matadouro, no bairro Jardim Centenário.

Ao todo, a avenida Matadouro conta com aproximadamente 1km de extensão e, para recapeá-la, serão necessárias cerca de 960 toneladas de Concreto Asfáltico Usinado à Quente (CAUQ), material de produção própria da gestão municipal, através da Usina de Asfalto da Emurb. Uma das mais importantes da localidade, a via fica situada em um eixo viário estratégico para a zona Norte, sendo parte de um cruzamento com as avenidas Maranhão, Euclides Figueiredo e Alcides Fontes.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, ressalta a importância do serviço e destaca a quantidade de intervenções de grande relevância na Zona Norte. “Essa obra vai trazer uma melhoria muito grande na trafegabilidade de uma região bastante adensada e com um fluxo de veículos intenso, por ser a avenida Matadouro parte de um anel viário que possui rotas de distribuição do fluxo em direção ao Norte da cidade, ao Centro, à zona Sul e à saída da capital. Assim, o programa de recapeamento asfáltico é de extrema importância por manter as boas condições da nossa malha viária e tem sido realizado de forma intensificada desde 2017. Até aqui, com material próprio da Emurb, já foram cerca de 200 km de vias pavimentadas e recapeadas, o que demonstra o nível de comprometimento com a mobilidade urbana. Recentemente, fizemos o recapeamento da rua Radialista José da Silva Lima, no Jardim Centenário”.

A obra na avenida Matadouro iniciou com a fresagem, técnica que consiste na remoção da camada de pavimento existente para a aplicação adequada do novo asfalto.

Trabalho na zona Norte

A Prefeitura de Aracaju tem promovido ações para transformar a qualidade de vida na zona Norte. Além das obras que levaram urbanização para comunidades que viviam sem infraetrutura, como nos loteamentos Moema Mary (Dom Luciano), Jardim Bahia, Jardim Indara, Izabel Martins, Rosa do Sol, Santa Catarina e Guarujá (Soledade), Copacabana (Porto D’Antas) e muitas outras já concluídas e em andamento, a gestão municipal tem realizado obras de mobilidade urbana.

Neste campo, um exemplo é a requalificação da avenida Euclides Figueiredo, que melhorou as condições da via e cessou os constantes alagamentos. No momento, a Prefeitura executa a construção da avenida Perimetral Oeste, que vai desafogar o tráfego na avenida Euclides Figueiredo e alavancar o desenvolvimento social e urbano na região, e a revitalização da avenida Visconde de Maracaju, que já vem sendo completamente reestruturada.

 

03/09/2024

Compartilhe