A construção da nova avenida Perimetral Oeste, além de aprimorar a mobilidade urbana da zona Norte, será um vetor de desenvolvimento para a capital, por possibilitar uma nova rota de acesso à cidade, estabelecer uma ligação viária alternativa com o município de Nossa Senhora do Socorro e desafogar a avenida Euclides Figueiredo. Esta é uma obra da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), e faz parte do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju – ‘Construindo para o Futuro’, que assegurou um investimento de mais de R$ 163 milhões, conquistado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Por ser uma obra complexa, que vai conceber uma nova via com 7,5 km de extensão, o trabalho foi dividido em quatro etapas, das quais três estão em andamento. A primeira delas compreende as construções da ponte sobre o Riacho do Cabral, que interligará os bairros Bugio e Soledade, e do trecho da rotatória de acesso e intersecções da avenida Juscelino Kubitschek no loteamento Rosa do Sol (Soledade), estendendo até a avenida Euclides Figueiredo.
A Emurb emprega ritmo intenso na obra. Do lado situado na Soledade, foi iniciada a terraplenagem entre a cabeceira da ponte até o cruzamento com a avenida Juscelino Kubitschek, serviço que precede a pavimentação asfáltica. Ao mesmo tempo, já são concretadas as galerias do canal de drenagem. Sobre a ponte, a gestão municipal executa as lajes dos tabuleiros, a concretagem das barreiras New Jersey e guarda-corpos. Na cabeceira do lado do bairro Bugio, é realizada a concretagem das vigas.
A avenida Perimetral Oeste será dotada de três faixas de rolamento em seus dois sentidos, passeios para pedestres, ciclovia e acessibilidade. Do montante total do investimento para a construção da nova via, R$ 94.263.273,22 são referentes à primeira etapa da obra.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, enfatiza as mudanças de dinâmica e paisagem urbana que serão promovidas na zona Norte. “A construção da Perimetral é o principal vetor do financiamento com o BID e vai levar muito desenvolvimento e melhoria da mobilidade urbana, por ser um eixo viário conectado a Nossa Senhora do Socorro e que vai estabelecer uma nova ligação entre os bairros da zona Norte, o que vai facilitar o fluxo de veículos e de comércio, vai valorizar a região, trazer mais justiça social também. A obra, nas três etapas, é realizada em ritmo acelerado, e já é possível perceber a magnitude dela”, detalha.
Etapas II e III
Outras duas etapas estão sendo executadas ao mesmo tempo que a primeira. A segunda etapa consiste na ligação entre os bairros Bugio e Jardim Centenário, partindo da intersecção localizada logo após o fim da ponte situada sobre o Riacho do Cabral. Este trecho chegará até o limite com o município de Nossa Senhora do Socorro, nas proximidades da avenida Lauro Porto.
Já na etapa III está sendo construída a via que fica entre a intersecção do bairro Lamarão até a intersecção da avenida Juscelino Kubitschek (Soledade). A avenida parte da divisa com o município de Nossa Senhora do Socorro, segue paralela à avenida Paulo Figueiredo Barreto, passando pela primeira rotatória (Lamarão), e segue pelos loteamentos Pousada Verde (Lamarão), Guarujá, Santa Catarina e Isabel Martins, chegando até o Jardim Bahia (Soledade).
Residencial do Lamarão
Para garantir moradia digna e qualidade de vida à comunidade afetada pela construção da nova avenida Perimetral Oeste, a Prefeitura realiza a construção do novo conjunto habitacional do bairro Lamarão, onde são erguidas 484 unidades habitacionais, sendo 456 padrão na modalidade sobreposta, 19 adaptadas para pessoas com deficiência e mais 09 com áreas aptas para instalação de pontos comerciais, com 29 m² cada, para os moradores que já possuíam estabelecimentos, além de infraestrutura completa.
Clique aqui para conferir Galeria de Fotos
Fotos: Victor Siqueira/Ascom Emurb