O Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro foi destaque como case de sucesso durante o 1º Workshop de Aquisições, evento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe. Nesta sexta-feira, 27, a secretária municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Michele Lemos, apresentou como a Prefeitura de Aracaju desenvolveu e vem executando o programa através do financiamento com o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).
Realizado na Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento do Tribunal de Contas do Estado (Econjan/TCE), o evento foi organizado pela Unidade Gestora do Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e Atenção à Saúde (Proredes/SE). O objetivo principal do workshop foi capacitar os profissionais a respeito das práticas, requisitos e procedimentos do BID para aquisições.
A secretária Michele Lemos e o procurador Fernando Madruga foram palestrantes na mesa Case de Sucesso do Projeto BRL-1411 – Requalificação Urbana de Aracaju. Durante a explanação, Michele falou sobre os processos licitatórios envolvidos e da relação intersetorial entre as secretarias envolvidas, além das tramitações e fluxos de trabalho necessários para a experiência exitosa desenvolvida pela Prefeitura.
“Fomos convidados para mostrar o fluxograma que conseguimos desenvolver em Aracaju, no programa que virou um case de sucesso dentro do BID, por termos conseguido licitar e executar todas as obras previstas no projeto, bem como fazer várias entregas dentro do prazo previsto no programa. Foi um momento sublime ao compartilhar nossa exitosa experiência, demonstrando como enfrentamos desafios e conseguimos desenvolver a gestão do projeto, com fluxo de trabalho desenvolvido com todos os órgãos municipais relacionados ao Programa, especialmente, com a Procuradoria do Município, que não mensurou esforços para atuar de forma célere nos processos que exigiam a sua participação. Enfatizou, por fim, a importância da atuação e gestão do Prefeito Edvaldo Nogueira, que agiu com liderança no monitoramento da execução do contrato”, contou Michele.
O procurador Fernando Madruga também avaliou positivamente o encontro e a oportunidade de compartilhar as boas práticas da Prefeitura. “Nossa participação foi transmitir as experiências do case de sucesso do projeto. Fico especialmente feliz pela nossa contribuição por meio da Procuradoria Geral do Município. Várias obras para a melhoria da mobilidade urbana e qualidade de vida das pessoas já foram realizadas”, pontuou.
Programa de Requalificação Urbana
O Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro, firmado entre a Prefeitura de Aracaju e o BID, já entregou diversas obras na capital sergipana. O financiamento, no valor de 75,2 milhões de dólares, o que representa atualmente mais de R$ 300 milhões, é um dos maiores investimentos em obras que a cidade já recebeu. Já foram entregues oito praças somente no bairro 17 de Março, dois ecopontos e o cercamento do Parque da Sementeira, além das 11 em andamento acelerado, como a reforma interna do Parque, a construção de 484 unidades habitacionais no Lamarão e a avenida Perimetral Oeste, considerada a maior obra do programa.