Eletricista_de_Motocicletas_4

A nova capacitação promove oportunidades de qualificação e crescimento profissional

Nesta segunda-feira, 05 de agosto, teve início o curso “Eletricista de Motocicleta” no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Esta nova capacitação faz parte do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Avenida Perimetral Oeste, executado pelo trabalho social desempenhado na região da Zona Norte de Aracaju. O objetivo é mobilizar a comunidade para fomentar o desenvolvimento local, oferecendo novas oportunidades de qualificação profissional.

O curso de Eletricista voltado para motocicletas visa ensinar os alunos a realizar manutenções em sistemas eletroeletrônicos dos veículos, seguindo normas de qualidade, higiene, saúde e meio ambiente. O professor Anderson Alves explica que nas aulas são apresentados os princípios básicos, como o funcionamento dos sistemas de carga e de partida, e como verificar os sistemas de ignição, pisca e buzina. “Lidamos com coisas que visualizamos na moto, mas não sabemos de fato como funcionam ou quais são os fundamentos por trás delas”, complementa.

Essa temática despertou grande interesse entre os alunos, que veem na iniciativa uma chance de aprimorar suas competências. “Esta é a minha primeira vez tendo aulas no Senai, mas já fiz um curso de Auxiliar Administrativo no SENAC. Estou sempre buscando me atualizar no mercado. Mesmo não tendo moto, sei pilotar e tenho interesse no uso, por isso quero desenvolver novas técnicas. Espero que esse conjunto de conhecimentos me abra novas portas”, comenta Kléber Júnior Nascimento, do bairro Soledade.

Já Mailson de Jesus Conceição, do mesmo bairro, nunca havia feito nenhum outro curso antes. Trabalha há 11 anos em uma mercearia, mas desde criança é apaixonado pelo universo das motos. “Sempre tive interesse em motos desde jovem, já tive várias durante a vida. Pretendo usar esse aprendizado para saber mais sobre esse meio que tanto gosto e tentar migrar meu trabalho para essa área. Também planejo me especializar ainda mais fazendo outros cursos.”

Segundo a administradora Maisa Amaral, analista de projetos da Diagonal Social, empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju para realização do Trabalho Técnico Social da Avenida Perimetral Oeste, é muito gratificante ver mais uma turma dedicada a adquirir capacitação profissional. “A formação desses participantes fortalece o potencial econômico. Ao concluir os encontros, eles estarão aptos a iniciar suas carreiras, contribuindo para o crescimento e a inovação”, conclui.

Perimetral Oeste

A obra da avenida perimetral Oeste foi dividida em quatro etapas, em que estão sendo investidos cerca de R$ 150 milhões, o principal investimento dentro do Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A nova via terá 7,5 quilômetros de extensão, interligando a capital ao município de Nossa Senhora do Socorro, passando pelos bairros Lamarão, Soledade, Santos Dumont, Bugio e Jardim Centenário.

Ao longo de todo o processo de construção, a gestão municipal está realizando um constante diálogo com a população, bem como, ações sociais com as comunidades diretamente ligadas e a conservação do meio ambiente, devido ao compromisso com o cumprimento das contrapartidas exigidas pelo BID para o financiamento da obra.

Fotos: Diagonal Social

06/08/2024

Compartilhe