Atividade ocorreu no bairro Soledade
Nos dias 24 e 25 de setembro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Equipe Social da avenida Perimetral Oeste, realizou o Workshop “Gestão Financeira de Pequenos Negócios”. O evento ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jaime Araújo, no bairro Soledade, reunindo empreendedores locais interessados em aprimorar suas habilidades de administração financeira.
A iniciativa foi conduzida pela economista Bárbara Souza, e faz parte do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da avenida Perimetral Oeste, que desenvolve ações com o propósito de fornecer capacitação profissional aos moradores do entorno da nova avenida para potencializar os negócios, estimular a geração de renda e empregabilidade da região.
O evento abordou temas essenciais como gestão do fluxo de caixa, gestão de crises, gestão de investimentos, precificação, planejamento financeiro, importância de separar as contas do negócio das contas familiares, plano de negócios, além de questões gerais inerentes ao empreendimento, como qualidade do produto, valor agregado e estratégia de marketing.
De acordo com a economista Bárbara Souza, o tema do Workshop é fundamental para a sustentabilidade de qualquer negócio. “Tivemos feedbacks bastante positivos, como uma oportunidade para mudança de mentalidade, revisão da política de preços, ajustes para lidar com momentos de crise no negócio e um planejamento para expansão do negócio”, explica.
O evento teve uma importante adesão dos empreendedores que viram nesse momento uma oportunidade de aprender com a economista e trocar experiências, criando um ambiente colaborativo.
Francielle Costa possui uma loja de moda plus size física e online e está recebendo mentorias da própria Bárbara Souza, por meio Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral. Para ela, esse momento foi um divisor de águas. “O workshop é muito bom para quem está iniciando e também para quem já está no mercado. Já tenho muitos anos no mercado, mas, hoje eu percebi que é preciso realmente fazer um plano melhor do meu negócio e mudar algumas questões. Então, isso está me ajudando muito e sei que a partir de agora o negócio vai ser totalmente diferente”, relata.
Erica Silva, que também é empreendedora e já fez o curso de Noções de Empreendedorismo, oferecido pela Prefeitura em parceria com o Senac, foi em busca de mais conhecimento. “Eu estava bem desorganizada em relação ao fluxo de caixa, tentei me organizar durante o curso que eu fiz, mas, agora vou calcular a precificação para que eu consiga atingir um lucro maior do que eu tenho agora e também elevar e expandir minha empresa, que é o mais importante”, explica.
Rita dos Santos também aprovou a oficina. Ela é crocheteira, foi colega de curso de Erica, e também faz parte da Rede de Mulheres Empreendedoras da avenida Perimetral. “Para mim, foi muito importante, principalmente em relação à precificação das peças, como calcular custos, isso pra mim foi fundamental e vai agregar bastante, isso pra mim foi muito importante”, partilha.